Quem é o europeu que vive há 5 meses em abrigo após ser assaltado em Santos

Um homem natural da Moldávia, no leste europeu, vive em um abrigo em Santos (SP) há pelo menos cinco meses. O caso veio à tona após a vereadora Débora Camilo (PSOL) protocolar um requerimento na Câmara Municipal. Ele foi assaltado assim que chegou na rodoviária e perdeu todos seus documentos e recursos financeiros.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O homem veio a turismo no Brasil, desembarcando em Santos. Após o assalto, ele foi encaminhado a um abrigo da cidade, onde reside desde então. Ele conseguiu, com ajuda da equipe do abrigo, um visto humanitário que permite que ele viva no país como refugiado. Ele só fala romêno.
Não há embaixada da Moldávia no Brasil, o que dificulta a resolução do caso. A única representação diplomática moldava fica nos Estados Unidos, para onde o cônsul honorário Flávio Bitelman se reporta. Ambas as embaixadas afirmaram não ter recursos para arcar com as passagens de retorno do estrangeiro ao seu país de origem.
“A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) informou que um irmão do abrigado que vive na Moldávia já encaminhou documentos a fim de confirmar a familiaridade. Tratativas seguem com o cônsul honorário da Moldávia no Brasil”, afirmou a Prefeitura de Santos. Eles dialogam com as autoridades para realizar o repatriamento, que ainda não tem data definida.
Segundo o gabinete da vereadora Débora Camilo, a família do moldavo já está ciente do caso. “Foi possível realizar um contato por telefone com um familiar, que informou que a família não tem condições de enviar dinheiro para ele e nem de cubrir as passagens”.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações do Metrópoles
Leia mais
Lei altera esquema de trabalho aos domingos e feriados a partir de julho; veja o que muda