Quase metade das crianças brasileiras pode ficar obesa ou com sobrepeso até 2035, diz pesquisa
O Dia Nacional da Prevenção da Obesidade, celebrado nesta sexta-feira (11), destaca a importância dos cuidados e tratamento de uma doença que afeta cerca de 19% da população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Nas crianças, a questão também preocupa, com a previsão de que quase 50% desse público seja obeso ou com sobrepeso em 2035 no Brasil, segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2024.
Em entrevista ao #CBN Floripa desta sexta-feira (11), o médico Nicholas Kruel, especialista em obesidade e cirurgia bariátrica, falou sobre os fatores genéticos e os hábitos de vida que influenciam a doença:
— Se a gente tem um momento em que começamos a ter mais ingestão calórica com menos perda, a gente acaba acumulando gordura, tendendo à obesidade —.
A obesidade infantil é caracterizada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) quando ele ultrapassa 30, o que indica obesidade grau 1, explicou o médico:
— Hoje a gente tem não só a parte alimentar, que a gente tem muitas facilidades, tanto questão de fast foods, a questão de tudo sendo por controle remoto, o acesso fácil ao celular, a videogames, a gente acaba deixando as crianças mais em casa, evitando sair na rua, brincar e isso acaba favorecendo a obesidade, juntamente com a mal alimentação —.
A cirurgia bariátrica é uma alternativa para tratamento da obesidade grave, sendo recomendada a partir dos 16 anos, mas o médico enfatiza a necessidade de avaliação individualizada. Tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto a iniciativa privada cobrem a cirurgia bariátrica.
Evento de conscientização
Para promover a conscientização sobre a obesidade, o médico organiza a corrida NK Run na Beira Mar Continental, em Florianópolis. O evento, que inclui atividades para adultos e crianças, ocorre neste sábado (12), às 7h30.
Leia também
Comércio de Florianópolis abrirá as lojas neste sábado Dia das Crianças
Procon de SC alerta para golpes e ofertas “duvidosas” em compras do Dia das Crianças