Projeto Formiguinha terá tarifa zero a partir de 2025, diz prefeito de Florianópolis
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, anunciou em uma rede social nesta sexta-feira (11) que o projeto Formiguinha não terá cobrança de passagem a partir de 1° de janeiro. No mesmo vídeo, o prefeito também disse que as três linhas que existem hoje serão ampliadas.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Em entrevista ao Boa Tarde CBN, o prefeito Topázio Neto explicou que a tarifa zero estava no planejamento inicial do projeto, mas que por ser ano eleitoral, a gestão não poderia oferecer gratuidade em iniciativas que não eram de graça no ano anterior, segundo o prefeito. De acordo com ele, 70 mil passageiros utilizam as três linhas por mês.
Sobre as novas linhas, Topázio disse que primeiramente serão priorizadas “regiões mais íngremes, onde as pessoas tem mais dificuldade de acessar”. Ele citou como exemplo o bairro Monte Cristo, a Vila Aparecida, e o bairro Monte Verde.
— Essas são as primeiras. Mas a gente já viu que o Formiguinha pode ser uma boa solução de mobilidade em bairros muitos extensos e com ruas muitos estreitas, como o Rio vermelho e a região do Campeche — citou.
O projeto Formiguinha foi lançado em abril e funciona atualmente com o valor social de passagem, custando R$2,56 no cartão. No dinheiro, a passagem custa R$ 3,25.
Três linhas fazem um trajeto circular com um micro-ônibus. Uma linha faz o trajeto do bairro Monte Serrat até a Serrinha, já outra percorre o Morro do Horácio até o Saco dos Limões. A anunciada mais recentemente faz o trajeto do Morro do 25 até o Morro da Cruz.
Leia também
Aprovado o Dia Estadual de Abertura da Safra da Tainha em Santa Catarina; saiba qual