Projeto de ecoponto em Florianópolis vira questão de saúde pública
A tentativa de criar um ecoponto para depósito de resíduos enfrenta desafios na região da Tapera, em Florianópolis. A ação, liderada pela prefeitura da Capital (PMF) e vereadores locais, visava solucionar o descarte inadequado de lixo na Rodovia dos Açores, próximo à Escola do Futuro.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Inicialmente, caçambas foram instaladas para auxiliar a população. No entanto, o uso inadequado por parte da comunidade transformou o local em um verdadeiro lixão. Resíduos orgânicos, entulho e até animais mortos foram descartados de forma irregular, gerando preocupações de saúde pública.
O vereador Josimar Pereira (União), conhecido como Mamá, relatou que o lugar era usado como um paliativo enquanto a população aguardava o ecoponto e, segundo o vereador, 10% da população acabou tornando o lugar um “lixão”, descartando qualquer tipo de lixo. A prefeitura e os vereadores aguardam a liberação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para a construção do ecoponto.
A prefeitura iniciou a remoção do lixo e planeja cercar a área para evitar novos descartes.
Em entrevista para a CBN, o vereador Mamá falou que os planos para o lugar, além do ecoponto, são para transformar o terreno em um espaço de lazer, com pista de skate e quadras esportivas. O projeto já está aprovado e aguarda apenas a autorização do IMA para ser implementado.
Limpeza em andamento
A remoção dos resíduos continua nesta quarta-feira (8) e a prefeitura espera concluir a limpeza em breve, com variações de conclusão por conta do tempo. O vereador apelou para a colaboração da comunidade e destacou a importância do apoio do IMA para resolver a situação definitivamente.
A reportagem da CBN continuará acompanhando o desenvolvimento deste projeto e as respostas das autoridades competentes.
Confira imagens do ecoponto que virou lixão
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Saiba como fazer a renovação do Cartão Estudante do transporte público de Florianópolis
Motos com barulho excessivo e escapamento adulterado são apreendidas em Florianópolis