Procon recolhe mais de 700 laticínios vencidos há cinco anos em loja de São José
Foram aprendidas 747 unidades de chocolates, confeitos, papel de arroz e outros laticínios impróprios ao consumo, fora da data de validade, em um estabelecimento de produtos de festa de São José. O recolhimento ocorreu após o Procon receber uma denúncia anônima. Alguns dos produtos apreendidos estavam vencidos desde 2019, algo até então nunca visto, segundo o órgão de fiscalização.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O estabelecimento foi acusado de infração e, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, terá o prazo de 10 dias para apresentar esclarecimentos formais ao Procon. Até o momento, o local não procurou o Procon de São José para se manifestar.
A diretora do órgão, Clarice Costa, enfatizou que encontrar produtos vencidos há tanto tempo coloca em risco a saúde de todos os consumidores, principalmente se tratando de laticínios, como no caso desse estabelecimento.
— Estamos falando de produtos de laticínios. O leite presente nesses produtos, quando vencido, pode gerar infecções intestinais, intoxicação alimentar, entre outros problemas. Ressaltamos a importância dos consumidores sempre conferirem a data de validade dos produtos, principalmente em produtos para crianças, idosos, onde o cuidado tem que ser redobrado — pontuou.
No local, também haviam produtos que não continham quaisquer tipos de informação, como data de fabricação. Um equipamento de gás hélio para enchimento de balões, que não tinha autorização do Corpo de Bombeiros, também foi encontrado.
— Nunca tínhamos encontrados tantos produtos fora do prazo de validade há tanto tempo. Já vimos produtos vencidos há um ano, há alguns meses ou há alguns dias, mas essa é a primeira vez que encontramos uma quantidade tão grande de produtos vencidos há cinco anos — disse Costa.
Alguns produtos para os quais não são permitidos o fracionamento estavam nas prateleiras do estabelecimento, o que também foi alvo de autuação.
Leia também
Consumidores de São José têm novo canal de denúncias no Procon
“Adote um Bom Velhinho”; Campanha da Dibea de Florianópolis promove a adoção de cães idosos
Veja o que abre e o que fecha na Grande Florianópolis no feriado de Proclamação da República