Procon de SC tem 80% de resolutividade dos atendimentos
Dos 60 mil atendimentos realizados pelo Procon de Santa Catarina até setembro de 2024, 80% foram resolvidos. A maior parte das reclamações é em relação à ofertas não cumpridas, propaganda enganosa, e produtos não oferecidos. As informações são do repórter Zé Maia para o Notícia na Manhã, da CBN Floripa, desta quinta-feira (12).
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O segundo grupo de reclamações mais recorrente é o da demora ou não entrega de um produto, enquanto a cobrança abusiva para o cancelamento ou alteração de contratos aparece em terceiro lugar.
Reclamação x denúncia
Segundo a diretora do Procon de SC, Michele Alves, é importante diferenciar os conceitos de reclamação e denúncia. A reclamação pode ser feita quando acontece algum problema individual entre o fornecedor, e o cliente precisa ser resolvido.
Já a denúncia deve ser feita em casos que atingem várias pessoas, como em casos de produtos achados vencidos, com preço abusivo ou com qualidade duvidosa.
— O objetivo do Procon é tentar resolver sem instauração de processo administrativo, por isso que nós temos um prazo. No primeiro atendimento, o consumidor, chegando ao Procon, nós fazemos contato com o fornecedor ou com a empresa. Tendo uma conversa, em muitos casos, já se resolve pelo simples telefone, pelo simples contato do Procon — explica a diretora.
Nos casos em que a empresa não responde, cabe um notificação formal. Se ainda não houver resposta após a notificação, o processo administrativo é instaurado, com notificação para a empresa.
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