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Procon de São José notifica iFood por entregas com atraso

Empresa tem o prazo de dez dias para apresentar resposta
07/04/2025 - 15:18 - Atualizada em: 07/04/2025 - 15:18
Para abrir uma reclamação, os consumidores podem utilizar o WhatsApp do Procon (Foto: Arquivo NSC)

Após denúncias, o Procon de São José notificou, na sexta-feira (4), o site e aplicativo iFood por demora de entrega dos pedidos. A empresa tem o prazo de dez dias para apresentar resposta.

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Na notificação, o Procon cita os artigos 4º e 39º do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que o órgão deve zelar pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.

— Nosso objetivo é garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido e a população tenha seus direitos garantidos. A venda casada é algo que constantemente vem sendo maquiado no mercado de consumo, e, nesse caso, a plataforma terá 10 dias para responder —, ressalta o diretor do Procon, Tetê Souza.

Além de reclamações sobre demora nas entregas, o diretor do Procon relata que há casos em que estabelecimentos cadastrados no iFood exigem valor mínimo para que a compra seja efetuada. A exigência obriga os consumidores a adquirir mais itens para chegar ao preço mínimo.

Em contato com a reportagem, o iFood disse apenas que nenhuma notificação foi enviada pelo Procon de São José, até esta segunda-feira (7).

Como abrir uma reclamação com o Procon

Para abrir uma reclamação, o usuário pode comparecer pessoalmente à sede do Procon Municipal de São José, localizada na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José,  durante o horário de atendimento das 12h às 17h20.

Também é possível utilizar o robô Sofia — que opera com Inteligência Artificial (IA) — disponível aos usuários 24h por meio do WhatsApp:

*Sob supervisão de Raquel Vieira

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