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Primeiro dia útil do Contorno Viário agrada motoristas da Grande Florianópolis

Presidente da Fetrancesc destacou a necessidade de sinalizar melhor aos motoristas para que eles utilizem efetivamente o Contorno Viário como alternativa à BR-101
12/08/2024 - 13:18 - Atualizada em: 30/08/2024 - 11:05
Cerca de 18 mil caminhões devem passar pelo trajeto todos os dias. (Foto: Lucas Amorelli, NSC Total)
Cerca de 18 mil caminhões devem passar pelo trajeto todos os dias. (Foto: Lucas Amorelli, NSC Total)
Primeiro dia útil do Contorno Viário agrada motoristas da Grande Florianópolis
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O novo contorno viário da Grande Florianópolis impactou positivamente o trânsito na região. É o que disseram os motoristas que passaram pela obra recém-inaugurada na última sexta-feira (9). A estimativa da Arteris Litoral Sul é que 27 a 30 mil veículos passem por dia na pista, sendo 18 mil caminhões. Mais informações foram repassadas pelo presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider no #CBN Floripa, nesta segunda-feira (12).

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Para Schneider, a obra permite que o motorista tenha mobilidade e previsibilidade quanto ao trajeto. De acordo com ele, a obra era algo muito esperado para os transportadores do segmento de cargas, mas ainda há pontos que precisam ser melhorados, como a sinalização.

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— O que a gente percebe, ainda, é que deveríamos ter uma melhor sinalização e indicação para que o transportador e, principalmente, o motorista de caminhão, pudesse entender exatamente a oportunidade do Contorno Viário para que ele efetivamente o utilize. Quando a gente fala do motorista de caminhão da região da Grande Florianópolis, ele já está mais orientado, mas quando a gente fala motorista que transita eventualmente pela BR-101 e não tem uma informação adequada, ele pode ter, se não houver uma sinalização adequadamente nesse sentido, ele pode acabar continuando a utilizar a BR-101.

Outra melhoria citada pelo presidente da Fetrancesc foi a atualização das rotas pelos aplicativos de navegação utilizados pelos motoristas. Para isso, as gerenciadoras de risco precisam reprogramar as rotas para manter o trânsito seguro. Por outro lado, Schneider destacou as vantagens do Contorno Viário para os transportadores e as primeiras impressões:

— [Os transportadores] vão perder menos. O que havia anteriormente, nesse trajeto da Grande Florianópolis, era uma perda de produtividade, um aumento de custo operacional, principalmente de consumo de combustível. O que se percebe agora, de quem já transitou é que quem já vivencia a experiência, com certeza não vai ter saudades da BR-101.

Uma preocupação manifestada foi um possível novo congestionamento no trajeto entre Porto Belo e Joinville. Para ele, uma opção para evitar que o trânsito na região se intensifique é que o Contorno Viário se estenda para outras cidades.

— Nós implantaríamos um projeto chamado Rodovia Litorânea, que são 144 quilômetros, conectando o contorno viário a Joinville. Essa é uma solução definitiva pra mobilidade e previsibilidade que nós precisamos, numa mesorregião que representa mais de 67% do PIB de Santa Catarina.

Veja fotos do contorno viário