Preta Gil: o que se sabe sobre a doença e o estado de saúde da cantora internada no Rio

A artista Preta Gil foi internada nesta semana em um hospital do Rio de Janeiro para realizar exames e tomar medicações que só podem ser feitas em ambiente hospitalar. Essa é a segunda vez que a cantora precisa ficar hospitalizada em 2025. Ela trata um câncer de intestino desde 2023.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
A internação aconteceu devido à necessidade de realizar alguns exames e tomar medicações restritas ao ambiente hospitalar. Preta apareceu no Domingão com Huck, no domingo (30), onde explicou que planeja ir ao exterior para buscar a “chance de cura”, porque no Brasil “já fizemos tudo o que podíamos”, segundo ela.
— Tenho muita coisa a fazer aqui, nessa vida. Então me recuso a aceitar que se findou para mim agora. Acho que ainda tenho uma caminhada. Fé, ciência e amor. Acreditar nas novas oportunidades que tem fora do Brasil. Se tenho esse privilégio, e sei que sou uma mulher privilegiada e tenho essa condição, eu vou, porque tenho muito amor à vida, a isso aqui. Sei que temos que aprender a lidar com a finitude — afirmou.
A artista apareceu em suas redes sociais, nessa quarta-feira (2), para agradecer os amigos que estão cuidando dela durante o tratamento. Através do Instagram, Preta mostrou o momento da troca de acompanhantes no hospital e falou sobre a importância de Gominho, Malu Barbosa, Soraya Rocha e Ju de Paula no momento delicado.
Como é o tratamento de Preta Gil
A artista utiliza uma bolsa de colostomia, que auxilia na eliminação de fezes e gases. Para colocar a bolsa, é necessário fazer uma abertura chamada estoma. O procedimento é usual, sendo utilizado em outras condições, como doenças inflamatórias intestinais, traumas e infecções.
O que causou o câncer de Preta Gil
Em 2023, Preta Gil foi diagnosticada com um tumor no intestino. A cantora chegou a ser considerada curada. Em agosto de 2024, depois de fazer exames, foi detectado que o câncer tinha voltado, desta vez em diferentes partes do corpo.
Preta Gil tem dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter e metástase no peritônio. Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são pequenos órgãos que ajudam o corpo a combater infecções, inflamações e tumores. Eles fazem parte do sistema linfático, que é um dos mecanismos de defesa do organismo.
Já o peritônio é a membrana que protege os órgãos abdominais. A cantora já chegou a declarar que todo tratamento que poderia ser feito no Brasil já foi realizado e agora ela parte para os Estados Unidos.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações da Quem e do NSC Total
Leia mais
Relembre os momentos históricos de Paolla Oliveira no Carnaval; veja fotos