Prefeitura de Florianópolis inicia desassoreamento do Rio do Brás, no Norte da Ilha
A prefeitura de Florianópolis deu início nesta segunda-feira (2) às obras de desassoreamento do Rio do Brás, em Canasvieiras, no Norte da Ilha. A intervenção faz parte de um projeto liderado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que busca não apenas a recuperação ambiental, mas também a criação de um novo espaço de convivência para a comunidade.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O secretário Eduardo Sardá considera que a iniciativa é um marco para o município:
— Queremos transformar o Rio do Brás, que foi sinônimo de poluição e degradação, em um exemplo de recuperação ambiental e urbanística. O projeto contempla não apenas o rio, mas todo o entorno, beneficiando diretamente os moradores e turistas.
Nesta etapa inicial, cerca de 5,8 mil metros cúbicos de sedimentos serão retirados do leito do rio, o que é equivalente a 415 caminhões de material. A remoção será feita com base em estudos técnicos, incluindo levantamentos batimétricos que avaliam a profundidade do leito antes e depois das obras, garantindo a precisão da intervenção.
Além de prevenir alagamentos em períodos de chuva intensa, a obra inclui a recomposição da restinga, vegetação essencial para o equilíbrio ambiental. Outro destaque será a instalação de aparelhos aeradores, que, além de melhorar a oxigenação da água, contribuirão para o renascimento do ecossistema local.
O projeto também prevê a construção de uma área de lazer ao longo da Rua Murilo Antônio Bortoluzzi, entre a ponte do Rio do Brás e a orla de Canasvieiras. A nova infraestrutura incluirá:
- Um deck de contemplação de 952 metros quadrados;
- Três quiosques comerciais;
- Passeios em concreto e “parklets” com bicicletários, bancos, mesas e vasos com plantas.
As árvores existentes no local serão preservadas, e a a iluminação pública será reformulada e atualizada para atender ao novo espaço.
A obra está prevista para ser concluída em até seis meses.
*Sob supervisão de Jean Laurindo
Leia também
Florianópolis abre vagas para professores no programa Educar no Verão 2025
Endividamento em Florianópolis cai, mas ainda afeta sete em cada dez famílias
Casal é preso após fuga e troca de tiros com a polícia em Florianópolis