Prefeitos não são xerifes e dão bom exemplo ao pensarem soluções para pessoas em situação de rua

A questão das pessoas em situação de rua é uma das grandes pautas públicas pelas cidades em todo país. Em Santa Catarina, o estudo do Tribunal de Contas do Estado demonstrou que essa população quadruplicou em Santa Catarina entre 2016 e 2023.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
É uma situação que coloca pressão sobre os prefeitos, com pessoas dormindo em marquises, pedindo dinheiro em sinaleiros. Algo que gera desconforto e cobranças por uma solução. Mas isso não pode ser motivo para prefeitos virarem “xerifes” e “lacrarem” nas redes sociais.



Foi o que vimos no início do ano em Santa Catarina. Prefeitos, com a câmera do celular ligada, indo para as ruas e gravando vídeos que performam bem no Tik, Tok, no instagram. Com frases de efeito, do tipo, “você não pode ficar aqui”, “se quiser trabalhar, vamos te ajudar”, “senão quiser trabalhar, vai voltar pra tua cidade”. Assim, prefeitos ganham “likes”, mas não resolvem nada.
O que funciona é sentar, estudar o problema e propor soluções técnicas. E na quarta-feira (26), os gestores públicos deram um exemplo de ações neste sentido. Prefeitos de cidades como Florianópolis, Topázio Neto, de Blumenau, Egidio Ferrari, de Itajaí, Robison Coelho e de Joinville, Adriano Silva estiveram reunidos com o governador Jorginho Mello para tratar do assunto.
Na conversa, um problema comum identificado e uma solução conjunta já encaminhada. Os prefeitos perceberam que cada cidade faz o cadastro dessas pessoas de forma diferente e isso prejudica a análise dos dados de forma estadual. Com isso, encaminharam que o governo de Santa Catarina deve unificar essas informações, possibilitando, por exemplo, o cruzamento de dados.
Por isso, ficou definido que o Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria com os municípios, representados pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Federação Catarinense de Municípios (Fecam) devem unificar esses cadastros.
Um encaminhamento positivo, fruto de uma reunião de prefeitos interessados em resolver o problema e não só em aparecer nas redes sociais.
Leia mais
Andar de ônibus em Joinville virou prova de resistência
O Carnaval de Joinville venceu mais uma vez
“Sonho de criança”: goleiro do JEC fala sobre primeira convocação para a Seleção Brasileira