Penitenciária de Florianópolis já tem data para ser desativada
A Penitenciária de Florianópolis, localizada entre os bairros Agronômica e Trindade, já tem data para ser desativada. Atualmente, segundo o secretário de Administração Prisional de Santa Catarina, Carlos Alves, mais de 26 mil presos estão alocados em penitenciárias, com quatro mil usando tornozeleira eletrônica. Os dados são em SC. Os quase 30 mil presos extrapola as 20 mil vagas concedidas pelo governo nas unidades prisionais de Santa Catarina.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Em entrevista ao Notícia na Manhã da CBN Floripa nesta terça-feira (24), Alves disse que o complexo deve ser desativado até o final de 2026. Segundo ele, a pasta está realizando diversos estudos para o fechamento da penitenciária, com a construção de novas unidades em regiões próximas.
— [A desativação] é o nosso maior objetivo, e alocar os presos em um local próximo. Pode ser na Grande Florianópolis, pode ser em áreas próximas — disse o secretário de Administração Prisional.
Alves destacou que há um esforço da secretaria em retirar da penitenciária os presos que não cometeram crimes em território catarinense. Presos de estados de estados como o Paraná, São Paulo e, recentemente, do Rio Grande do Sul, são realocados para os estados em que cometeram os crimes. Esse movimento já foi feito com mais de 700 presos, o que, para o secretário “gera uma grande economia e mais segurança pra sociedade catarinense”, afirmou.
A comunidade do entorno do complexo está recebendo positivamente a notícia da desativação, segundo Alves. A ideia é que, após o fechamento, seja construída uma praça no local.
— Eu tenho certeza que a comunidade vai ganhar muito com a retirada desse complexo penitenciário. É um complexo bem antigo, então é necessário realmente modernizar, reestruturar e com a implementação de um parque ou de uma escola técnica, o que for entregue ali pra comunidade será muito bem-vindo — disse.
Veja fotos da penitenciária
Leia também
Mais 20 bombeiros de SC são enviados para combate às queimadas no Mato Grosso