Patrimônio histórico de Joinville é ameaçado por incêndios
Na última sexta-feira, por volta das 19 horas, o Corpo de Bombeiros de Joinville foi acionado para combater um incêndio na Rua Ottokar Doerffel, número 551. O incêndio resultou na perda total de uma casa histórica, construída em 1950 com a técnica enxaimel. Esta técnica, originária da Europa, foi adaptada na cidade devido às condições climáticas e materiais disponíveis, tornando essas construções únicas no mundo.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
A casa incendiada era uma das últimas desse tipo na região urbana, entre os bairros São Marcos e Anitta Garibaldi. Historiadores locais indicam que há apenas mais uma casa enxaimel preservada entre esses dois bairros da cidade.
O incêndio levanta preocupações sobre a eficácia das leis de proteção ao patrimônio cultural de Joinville. Embora existam regulamentações, elas não têm sido suficientes para preservar adequadamente a história material da cidade.
O episódio destaca a necessidade urgente de uma revisão no modelo de preservação do patrimônio histórico. A sociedade, juntamente com os poderes executivo e legislativo e as forças de segurança, precisa discutir e implementar medidas mais eficazes para garantir a proteção dessas construções históricas.
Este incidente serve como um alerta sobre a importância da preservação do nosso patrimônio cultural e a necessidade de medidas mais robustas para evitar futuros desastres semelhantes. A história de Joinville está em risco e deve ser protegida com mais rigor e empenho.
Leia mais
Em rodada com recorde de gols, Panágua e Pirabeiraba mantêm a liderança na Primeirona de Joinville
Final do Brasileirão Feminino entre São Paulo e Corinthians terá árbitra da Liga Joinvilense
Em jogo de seis gols, JEC fica no empate com o Nação na Arena Joinville