Início » CBN Floripa » Cotidiano

Passageiros lotam saguão com interdição em pista do Aeroporto de Florianópolis; veja fotos

Ao menos 35 voos foram cancelados
12/08/2024 - 10:17 - Atualizada em: 30/08/2024 - 09:59
Passageiros buscam informações nos guichês para remarcar os voos. (Foto: Juan Todescatt, NSC TV)
Passageiros buscam informações nos guichês para remarcar os voos. (Foto: Juan Todescatt, NSC TV)
Passageiros lotam saguão com interdição em pista do Aeroporto de Florianópolis; veja fotos
00:00 / 00:00
12/08/2024
forward 10 Play forward 10

A incerteza e a falta de informação oficial marcaram a manhã desta segunda-feira (12) no Aeroporto de Florianópolis, após quatro pneus um avião da Azul terem furado na madrugada e provocado a interdição da pista principal. Alguns passageiros que tinham voos marcados para diferentes regiões do país, inclusive outros países, tiveram que se acomodar pelo chão para esperar o embarque. As informações são do repórter Cristian Delosantos, da CBN Floripa.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Filas sem fim nos guichês para buscar mais informações ou para remarcar as passagens foi a principal situação vista por quem passava no aeroporto. A primeira previsão relatada aos passageiros era de que a normalização aconteceria no começo da manhã, às 8h. Porém, com a necessidade de seguir os trabalhos de manutenção, não há previsão para que a pista seja liberada.

Aeroporto de Florianópolis amanhece fechado após problema em avião interditar pista

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Grande parte dos passageiros disse que a companhia aérea Azul, responsável pelo avião que continua parado na pista principal, forneceram um suporte de R$ 30 para alimentação. Airton foi um das pessoas com viagem marcada que foi prejudicada. Com o voo marcado para 9h15, ele disse que foi pego de surpresa:

— Se soubesse, nem tinha saído do hotel. Só fiquei sabendo quando cheguei ao aeroporto.

Um casal com voo marcado para Santiago, no Chile, também precisou mudar os planos da viagem internacional. A expectativa é de que eles consigam embarcar às 14h30:

— É uma previsão da companhia, mas tudo depende do que vai acontecer com a aeronave.

Alguns passageiros ainda não tiveram seus voos remarcados, e não conseguem maiores informações com a companhia aérea.

Para retirar o avião, é necessário que um rebocador seja usado. Ainda não se sabe se os pneus foram os únicos responsáveis pela interdição. Um guincho com quatro novos pneus chegou ao aeroporto às 10h20 para iniciar o trabalho de troca.

A empresa responsável pela administração do Aeroporto de Florianópolis, Zurich Airport Brasil, lançou uma nota às 10h com informações sobre o impacto da interdição:

“A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que 35 (trinta e cinco) voos foram impactados pelo fechamento da pista 14/32 para pousos e decolagens. A concessionária trabalha junto à Azul e aos demais órgãos competentes para a liberação da pista o mais breve possível. Orientamos que os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com a cia aérea para remarcações e informações sobre o voo, dando preferência aos canais digitais de atendimento”

Sobre o voo

O voo AD 4225 fazia o trajeto Belo Horizonte-Florianópolis. A aeronave era um jato bimotor da Embraer, modelo E195-E2, que tem capacidade de até 144 assentos. Segundo nota da Azul, as primeiras informações é de que danos no pneu foram os principais responsáveis pela paralisação, mas o motivo ainda não foi relatado.

“A Azul informa que, por motivos técnicos, o voo AD 4225, que fazia o trajeto Belo Horizonte-Florianópolis, apresentou danos nos pneus que impediram a aeronave de deixar a pista por meios próprios. O pouso aconteceu com segurança, assim como o desembarque dos clientes. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que todos estão recebendo toda a assistência necessária conforme prevê na resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”.

Veja fotos do aeroporto com a paralisação