Início » CBN Floripa » Cotidiano

Pais e professores reclamam de “esgoto a céu aberto” em creche de Florianópolis

Prefeitura diz que está projetando uma reforma na unidade
19/08/2024 - 12:29 - Atualizada em: 20/08/2024 - 11:28
Extravasamento do esgoto aconteceu no dia 5 de agosto, segundo relatos. (Foto: Zé Maia/CBN Floripa)
Extravasamento do esgoto aconteceu no dia 5 de agosto, segundo relatos. (Foto: Zé Maia/CBN Floripa)
Pais e professores reclamam de “esgoto a céu aberto” em creche de Florianópolis
00:00 / 00:00
19/08/2024
forward 10 Play forward 10

Pais de alunos e professores da creche NEIM Maria Nair da Silva, localizada no Rio Tavares, em Florianópolis, estão reclamando da falta de saneamento básico no local. De acordo com os relatos, um extravasamento de esgoto contaminou o pátio da unidade há três semanas, o que impossibilita o uso do parque pelas crianças. O repórter Zé Maia foi até o local e compartilhou as informações no #CBN Floripa desta segunda-feira (19).

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Além da situação do parque infantil, os banheiros da creche também não estão funcionando por causa do retorno da água ao dar descarga. Segundo os pais, apenas um vaso sanitário está sendo utilizado. Cerca de 150 crianças de zero a seis anos frequentam o ambiente.

Ana Carolina Dionísio, mãe de uma criança de quatro anos, diz que o problema começou no dia 5 de agosto, quando a fossa da creche transbordou e inundou o parque com esgoto. Ela conta que um caminhão limpa fossa fez a transferência dos dejetos para um mangue atrás do NEIM, o que formou um esgoto a céu aberto.

Com a situação, a mulher também diz que as crianças não estão podendo utilizar os brinquedos do parque, tendo que se deslocar para um campo de futebol ao lado da unidade para a prática de exercícios físicos.

— A comunidade escolar está unida, então, buscando essas melhorias urgentes aqui para a unidade. Porque, além de um problema sanitário, de ameaça, de contaminação de crianças, a gente está com um problema ambiental também, porque esse esgoto está sendo lançado em natura, ali atrás no mangue. A primeira chuva que der, entope aquela vala, e provavelmente vai voltar tudo de novo para o parque. É uma emergência sanitária que a gente está vivendo — conta Ana Carolina.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que está projetando a reforma da unidade e irá realizar, ainda este ano, manutenções para garantir a qualidade do ensino da unidade escolar.

A prefeitura também reforça que está em contato direto com a direção da creche para explicar sobre as intervenções no local.

Veja fotos da situação no NEIM Maria Nair da Silva

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.

Leia também

Prazo para inscrições no Programa Universidade Gratuita começa nesta terça-feira

Escolas de Florianópolis não alcançam meta do Ideb; São José fica abaixo em um quesito