Início » CBN Floripa » Cotidiano

“O improviso gera desperdício”: Saiba como produtividade pode virar cultura em empresas

Quadro #Vende Mais trouxe dicas de como empresas podem melhorar no desempenho
12/09/2024 - 12:40
(Foto: Banco de Imagens)
Dicas apontam como melhorar a produtividade (Foto: Banco de Imagens)
“O improviso gera desperdício”: Saiba como produtividade pode virar cultura em empresas
00:00 / 00:00
12/09/2024
forward 10 Play forward 10

A conversa desta quinta-feira (12) no quadro #Vende Mais, do #CBN Floripa, teve como foco a produtividade no ambiente de trabalho e os impactos de alguns fatores, como a cultura organizacional. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Célio Philippi Salles, participou do quadro para falar sobre como as empresas podem melhorar seus desempenhos.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Para Salles, o líder da equipe precisa dar exemplo aos demais funcionários, transmitindo posteriormente os conceitos para o grupo. Esse tipo de atitude, segundo o presidente da CDL, se transforma em uma cultura empresarial a longo prazo.

— O assunto produtividade no ambiente do trabalho nasce da visão do líder, que tem que dar o tom, especialmente nas pequenas empresas, é a diretriz dele que se segue — destacou.

A análise dos movimentos feitos dentro da empresa e o esforço investido neles também é um ponto importante a ser considerado, segundo Salles.

— A lógica básica da produtividade é entender que o improviso gera sempre desperdício e o pensamento e planejamento sempre conduz a maior eficiência — apontou.

Uma aliada da produtividade é o uso de equipamentos que reduzem o tempo necessário para executar tarefas, como as tecnologias e inteligências artificiais. Esses recursos, segundo o presidente da CDL, podem ser usados no desenvolvimento de ideias e de planejamento.

— Mesmo de forma prática e simples, sem contratar recurso nenhum, auxiliar em campanhas de marketing, respostas automáticas para os clientes e até na seleção de funcionários, são pequenos detalhes práticos que a tecnologia pode ajudar e está disponível agora para cada um — destacou.

É com o erro que se aprende

Em relação aos eventuais erros cometidos ou problemas enfrentados, Salles disse que os procedimentos usados para resolver esses empecilhos devem ser padronizados para que a equipe sempre utilize a mesma solução. Isso evita um esforço maior dos funcionários em pensar em uma solução que, muitas vezes, já foi utilizada em outros momentos.

— Essa é a base no dia a dia: entender que tudo aquilo que é repetido tem que ter um procedimento padronizado e, de preferência, documentado — disse.

Leia também

Cantora e pianista homenageiam álbum “Elis & Tom” em show no CIC, em Florianópolis

Procon de SC tem 80% de resolutividade dos atendimentos