Novo normal do clima exige atenção aos alertas e ação para se proteger
Em meio a um cenário de eventos climáticos extremos, a população precisa desenvolver estratégias de proteção. O furacão Milton, que atingiu a Flórida recentemente, deixou pelo menos dez mortos, cerca de 70 mil pessoas em abrigos e quatro milhões sem energia elétrica. A situação reforça a urgência de medidas preventivas como hábito em um novo normal.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
Nos Estados Unidos, o furacão Helene causou a morte de 234 pessoas há aproximadamente dez dias. No Brasil, o Rio Grande do Sul registrou 177 mortes devido a fortes chuvas este ano. Tais eventos evidenciam o que especialistas chamam de “novo normal climático”.
O governo e a imprensa têm reforçado alerta para que a população esteja preparada. Em Santa Catarina, medidas como fechamento de barragens no Alto Vale, Santa Catarina, ocorrem como rotina em eventos extremos, e já devem servir de alerta para população logo que anunciadas.
A conscientização sobre a importância de estratégias pessoais de segurança é crucial. Exemplos incluem monitorar os informes da prefeitura ou cadastrar-se para receber alerta por SMS no sistema da Defesa Civil. Para isso, basta enviar mensagem com o CEP para o número 4199 em Santa Catarina.
Dessas forma, você passa a receber os alertas de fenômenos extremos. Mas, para que a mensagem seja efetiva, é preciso ainda uma ação, a sua decisão de seguir a instrução e se proteger.
Leia mais
Pátio Rodrigues planeja expansão com possibilidade de salas de cinema no Bairro Aventureiro
JEC Futsal x Marreco: saiba como garantir seu ingresso para o jogo decisivo da Liga Nacional
“O Melhor da Vida”: Instituto faz lançamento do vinho Juarez Machado