Novas estações de tratamento de esgoto iniciam pré-operação em Joinville
Duas novas estações de tratamento de esgoto estão em fase final de preparação para entrarem em operação em Joinville: uma no bairro Vila Nova e outra no Jardim Paraíso. Na quarta-feira (4), as estações passaram a funcionar na etapa de pré-operação.
Conheça as novas ETEs:
Conforme o diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville, esta fase é realizada antes da estação entrar em funcionamento definitivo. A pré-operação deve se estender por 18 meses no Vila Nova, e por 12 meses no Bairro Jardim Paraíso.
O principal objetivo dos trabalhos é iniciar a interligação das redes de esgoto e fazer os testes das unidades de tratamento. Atualmente, as operações das estações de tratamento são realizadas pelas empresas responsáveis pela construção. Depois da fase de pré-operação, a gestão será feita pela Companhia.
As obras da ETE Vila Nova iniciaram em dezembro de 2023, sendo projetada para capacidade de tratamento de 90 litros por segundo. Os serviços vão beneficiar mais de 27 mil moradores do bairro Vila Nova e, futuramente, a população do bairro Morro do Meio.
Já a ETE Jardim Paraíso teve a construção retomada em 2022. A unidade tem capacidade para tratar 60 litros de efluentes por segundo. Os serviços prestados pela ETE vão beneficiar cerca de 27 mil moradores do bairro, além de moradores da Vila Cubatão, do Jardim Sofia e de parte do Bom Retiro.
A comunidade será avisada no momento em que puder conectar as redes de esgoto com as estações de tratamento.
Leia também
Obras de pavimentação impactam trânsito em Joinville; veja local e desvio
Santa Catarina registra queda na pobreza em 2023, mas desafio persiste em Joinville