“Não foi escrito para Santa Catarina”, diz deputado sobre troca do hino do Estado
O deputado Ivan Naatz (PL) protocolou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para autorizar a troca do hino de Santa Catarina. A PEC, que já conta com as 14 assinaturas necessárias, segue agora para tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde passará pelas comissões antes de ir ao plenário.
Em entrevista à Rádio CBN Joinville, o deputado explicou os motivos que o levaram a liderar o movimento pela troca do hino. Segundo ele, o hino atual foi escrito para um concurso nacional e não reflete a identidade do povo catarinense. Ivan Naatz também destacou que o hino atual faz referência à separação do Brasil de Portugal e ao fim do regime imperial, contexto histórico que, segundo ele, não condiz com a identidade catarinense.
— O hino de Santa Catarina não foi escrito para Santa Catarina. Foi escrito no Rio de Janeiro para concorrer ao concurso público do hino da república. É um hino que retrata toda a história da separação do Brasil com Portugal e o surgimento da república, mas que de verdade não caiu no gosto do catarinense — afirmou Naatz.
Para ele, a mudança do hino é uma questão de cidadania e identidade estadual. Ele mencionou que a proposta já foi discutida em audiência pública na Alesc. O deputado disse ainda que um concurso público será realizado para selecionar a nova letra e música do hino.
No cronograma para os próximos passos está prevista a abertura de um edital para o concurso público, a formação de uma comissão julgadora e a votação da nova letra e música pela população e pela Assembleia Legislativa. A proposta deve ser votada no plenário da Alesc após esses passos.
Leia também
JEC Futsal oficializa a saída do técnico Cassiano Klein
Debate ao vivo é oportunidade para eleitor conhecer melhor os candidatos
Joinville inicia soltura de mosquitos Aedes Aegypti com Wolbachia para combate à dengue