Motorista invade ciclovia e atropela grupo de ciclistas em Florianópolis
Um grupo de quatro ciclistas foi atropelado na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, por um motorista que invadiu a ciclovia neste domingo (20) às 7h, horário previsto da Via Amiga do Ciclista, espaço exclusivo para treinamento aos domingos. Aline Pires, de 37 anos, foi a integrante do grupo mais atingida. Ela teve uma lesão na mão e ferimentos pelo corpo.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Segundo a ciclista, que mora no bairro Itacorubi, o motorista, de 19 anos, entrou no acesso próximo ao bar Coxixos, na Avenida Governador Irineu Bornhausen, no bairro Agronômica, pela contramão e atingiu o grupo, que sofreu diversos ferimentos e danos materiais com as bicicletas.
A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o Subcomandante da Guarda Municipal, Alexsandro Amorim, que participou do #CBN Floripa desta segunda-feira (21), a informação é de que o motorista retirou os cones que isolavam o local e acessou a contramão.
— A Via Amiga do Ciclista funciona há sete anos, e há sete anos ela é um sucesso. É um espaço reservado principalmente para ciclistas de alta performance, para que eles possam treinar numa quilometragem grande, para que os treinos funcionem bem para as competições. Não é costumeiro ter acidentes neste espaço — disse o subcomandante.
Em relato à CBN Floripa, Aline disse que o atendimento pelo SAMU foi feito rapidamente, mas que a Polícia Militar demorou cerca de 1h30min para chegar até o local. Segundo informações, o motorista, natural de Anitápolis, permaneceu na região para prestar depoimento e logo foi liberado, sem a realização do teste de bafômetro.
A ciclista passará por uma cirurgia na mão e diz que ainda calculará os danos com a bicicleta:
— Estou com raiva, indignada. Era um acidente que podia ter sido evitado, mas não havia sinalização numa via que é só para ciclistas.
Veja imagens do acidente
Atropelamento na SC-401 em Florianópolis
Outro atropelamento de um ciclista foi registrado na SC-401, em Florianópolis, no sentido Centro, neste domingo. O caso ocorreu após o condutor de um veículo dormir ao volante e invadir o acostamento da pista, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Após a realização do teste do bafômetro, foi constatada a ingestão de bebida alcoólica pelo motorista, de 22 anos.
O ciclista de 57 anos sofreu lesões na cabeça e no tórax. Em depoimento, o motorista informou que havia participado de uma festa e estava retornando para casa após descansar na Praia da Daniela. O teste de bafômetro acusou 0,22 mg/l. O condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia e autuado.
— Infelizmente as pessoas não se conscientizaram ainda sobre direção e o uso do álcool, que é uma coisa que não combina. A Guarda Municipal, ela faz sim, ainda chegou dois novos bafômetros agora, aquisição da nossa secretaria para Guarda Municipal. […] Mas esse horário não é um horário costumeiro de acontecer esse tipo de coisa — disse o Subcomandante da Guarda Municipal, Alexsandro Amorim, sobre o caso.
Leia também
Florianópolis terá Cidade do Samba com barracões de 10 escolas e nova passarela