Início » CBN Floripa » Cotidiano

Moradores de São José cobram Casan por falta de água recorrente

Pelo menos 2 mil unidades consumidoras foram afetadas no bairro
07/02/2025 - 16:17 - Atualizada em: 07/02/2025 - 16:17
Boletos estão sendo colocados em caixas de correio em nome da Casan (Foto: Divulgação)
Foram encontrados três vazamentos na rede da região (Foto: Divulgação)

Moradores do bairro Santos Saraiva, em São José, se reuniram na manhã desta sexta-feira (7) para cobrar uma solução dos técnicos da Companhia de Águas Catarinense (Casan) para a falta de água constante na região. O gerente regional da Casan, Luciano Oliveira, compareceu na reunião organizada pela comunidade e prometeu que o problema será resolvido definitivamente em até 30 dias.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

— Identificamos o problema na última madrugada, onde foram encontrados três vazamentos que estavam impactando diretamente no fornecimento de água aqui na região. Como o bairro cresceu bastante, a gente vai fazer uma análise apurada para que possamos melhorar o sistema e ver outras alternativas de abastecimento —, confirmou o gerente.

A estimativa é de que sejam pelo menos 2 mil unidades consumidoras afetadas em Santos Saraiva. Os moradores dizem que no verão o problema se intensifica, quando algumas casas chegam a ficar até uma semana sem o fornecimento de água.

— Na verdade o nosso problema aqui já vem de anos. Todo verão é a mesma coisa, sempre tem essa falta de água. Na época que eu não tinha caixa d’água faltava todo dia. É sempre a mesma desculpa de que algum cano estourou —, desabafou a moradora Fabiana da Silva.

Os moradores destacaram a necessidade urgente de uma solução, enfatizando que pagam pelo serviço e esperam ter água disponível em suas caixas d’água. A presença de idosos e pessoas acamadas na comunidade torna a situação ainda mais crítica, aumentando a urgência por uma resolução eficaz para o problema.

O bairro Santos Saraiva, conhecido antigamente como “Cova da Onça”, fica entre Potecas, Forquilhinhas e São Luiz. Além da falta de água, boa parte da comunidade está buscando pelo processo de regularização municipal (Reurb).

A prefeitura de São José informou que está instruindo os encaminhamentos e que o principal dificultador da liberação são as residências em áreas de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de risco.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Rompimento na rede de abastecimento deixa cinco bairros sem água em Florianópolis

Palhoça tem cinco dias para transferir capivaras por conta de infestação de carrapato

Inscrições para ambulantes no Carnaval de Florianópolis estão abertas até segunda-feira

Destaques CBN