Meteorologista explica formação de nevoeiros em Santa Catarina
A presença de nevoeiros tem causado transtornos na Grande Florianópolis nos últimos dias, incluindo o cancelamento de voos nos aeroportos de Florianópolis e Navegantes. Para explicar como funciona a formação deste fenômeno, a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri, participou do #CBN, da CBN Floripa, nesta terça-feira (6).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Segundo ela, a principal responsável pelos episódios recentes é a alta umidade no ar. Quando as nuvens baixas, se aproximam do mar ou de áreas de vales, o nevoeiro se forma, ela explica.
Marilene destacou que o fenômeno acontece com mais frequência durante a madrugada e início da manhã.
– Durante o dia, as temperaturas um pouco mais elevadas favorecem a evaporação próxima à superfície. No período da noite, aquele resfriamento, aquela manutenção daquelas camadas do ar um pouco mais quente, mais úmidas, mais próximas à superfície terrestre, favorecem essa condição de formação de nevoeiros – explica a meteorologista.
Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.