Maryanne Mattos é a primeira vice-prefeita de Florianópolis: “Muito orgulho”
Maryanne Mattos (PL) será a primeira vice-prefeita de Florianópolis a partir de janeiro de 2025. Ela foi eleita na noite deste domingo (6) ao lado de Topázio Neto (PSD). Há 20 anos como servidora pública, destacou, em entrevista ao #CBN Floripa desta segunda-feira (7), o diálogo e o respeito às diferentes opiniões. Maryanne atualmente é vereadora e já foi comandante da Guarda Municipal da Capital.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de SC, desde o início da base histórica, em 1998, Maryanne é a primeira mulher a ser eleita para este cargo. A única que liderou o Executivo de Florianópolis foi Ângela Amin, de 1996 a 2005.
Nesta segunda, em entrevista à jornalista Eveline Poncio, Maryanne disse que acredita que a administração precisa ouvir a população. Ela eleita acredita que a política deve ser conduzida com leveza e que as decisões políticas afetam diretamente a vida dos cidadãos.
A vereadora destacou a mudança no comportamento dos eleitores, que agora buscam por propostas concretas e soluções efetivas para seus problemas. Ela mencionou que os desafios atuais da cidade são diferentes dos de uma década atrás, com o crescimento e às novas tecnologias.
— A cidade cresce, se desenvolve, vem as tecnologias, e a tecnologia muda tudo muito rápido. Surgem outros problemas e a gente tá aqui pra resolver de acordo com a lei e com as demandas, se precisar fazer mudança em lei também se faz, mas é porque a cidade é dinâmica, e a gente precisa participar desse movimento, estar aberto a ouvir, a ver essa transformação pra poder resolver e ouvir as pessoas pra ver qual é o problema do bairro A, do bairro C, do bairro B, que são problemas diferentes — disse.
Sobre ser precursora no Executivo de Florianópolis, ela afirmou que tem suas metas já estabelecidas diante do seu histórico na carreira política:
— Fiz várias ações para as mulheres, para o combate à violência contra a mulher, para mulher, para mostrar que nós somos capazes de estar nos lugares que a gente quiser, desde uma comandante, uma dona de casa, a gente só não pode ser desrespeitada.
Ela diz que quer defender essa bandeira com força na Prefeitura para que as mulheres de Florianópolis se sintam representadas:
— Eu tenho muito orgulho de representar todas essas que também defendem esses valores que nós defendemos, o valor da liberdade, da família, do respeito, que eu penso que o respeito é o maior valor, pois quando tu respeita o próximo, sabe ouvir mesmo que seja contrário, mas respeita, isso resolve muitos problemas. Eu quero sim ser uma mulher forte ao lado do Topázio pra fazer a melhor gestão que Florianópolis já teve.
O papel da vice
Após a vitória de domingo, o prefeito reeleito Topázio Neto (PSD) foi entrevistado no Jornal do Almoço, da NSC TV. Em conversa com o jornalista Jean Laurindo, do NSC Total, antecipou que pretende contar com uma participação direta da vice-prefeita na nova gestão:
— A gente vai discutir (qual será o papel dela), mas eu quero que ela participe, sim, do governo. Vai ter algumas responsabilidades, além de fazer aquele papel que eu acabei fazendo, que é substituir o prefeito, e algumas lições pontuais. Então, eu vou conversar muito com a Maryanne sobre isso. Até porque ela tem muita experiência em termos de prefeitura.
Leia também
Beira-Mar de Barreiros é um dos focos de Orvino Coelho, reeleito prefeito de São José
Prefeito reeleito de Palhoça escolhe duas prioridades principais nos próximos anos