Manutenção em estação de tratamento deixa Joinville sem água por mais tempo
A Companhia Águas de Joinville informou que a manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão se estendeu além do prazo inicial. A intervenção preventiva, que deveria restabelecer o abastecimento de água na noite deste domingo (17), sofreu atrasos devido a imprevistos técnicos.
A Estação é responsável por abastecer 75% da cidade de Joinville, afetando principalmente a Zona Norte e partes da Zona Sul. Conforme Janine Alano, diretora operacional da Companhia Águas de Joinville, o estabelecimento é da década de 70, o que torna necessária a realização de melhorias para continuar a operação.
— Nós enfrentamos algumas dificuldades nessa manutenção. A gente está tratando de uma obra de alta complexidade. É uma tubulação bem antiga. Então, alguns imprevistos nas peças de instalação ocorreram. Nós precisamos, quando a gente faz uma previsão, um planejamento de uma operação como essa desse tamanho, nós temos que prever um plano A, um plano B, um plano C. E ali no caso, no momento da execução, nós nos deparamos com alguns imprevistos e passamos para o plano B — explica Janine.
Veja fotos:
Conforme a Companhia, uma adutora de 900 milímetros, que está entre as maiores da ETA, precisou de novas válvulas fabricadas especialmente para a tubulação.
A previsão é que o abastecimento seja retomado de forma gradativa. Regiões próximas à ETA devem receber água até o final desta terça-feira (19), enquanto áreas mais afastadas e elevadas terão normalização até quarta-feira (20). Regiões abastecidas pela ETA Piraí não foram afetadas.
A recomendação é que os moradores racionem água, utilizando apenas para consumo essencial até a normalização completa do sistema.
Veja os bairros que poderão ser afetados
Bairros como Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão poderão sofrer impacto no abastecimento devido aos trabalhos realizados.
Leia também
Abastecimento de água pode ser impactado em 75% da cidade de Joinville neste domingo