Mais de três mil toneladas de móveis descartados foram coletados em São José em 2024
De janeiro a setembro de 2024, a Prefeitura de São José coletou mais de três mil toneladas de móveis e eletrodomésticos descartados de maneira incorreta nas ruas do município. Atualmente, seis caminhões pequenos realizam a coleta diária, com cada veículo fazendo entre quatro e cinco viagens por dia. As informações são do repórter Cristian Delosantos para o Notícia na Manhã desta segunda-feira (14).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O secretário de infraestrutura de São José, Júlio Cézar da Silva, destacou a importância do descarte correto de itens como colchões, armários e geladeiras em vias públicas, e alertou para os danos que podem ser causados caso os resíduos sejam jogados em terrenos baldios ou cursos d’água.
— Se [o cidadão] fizer o descarte de uma maneira incorreta, que é colocar no terreno baldio, ele está contribuindo para que esse material descartado gere lixo, gere roedores, vá para uma vala, vá entupir um bueiro — disse.
O serviço de coleta funciona de forma agendada. Os moradores devem entrar em contato pelo telefone 0800-644-9040 para solicitar a retirada dos materiais. Mensalmente, segundo o secretário, são removidos cerca de três mil metros cúbicos de resíduos.
Os interessados em agendar a coleta de outros tipos de resíduos podem entrar em contato pelos telefones (48) 3112-3344 ou (47) 99963-5900, com um prazo de até 10 dias úteis para a coleta ser realizada após o agendamento.
Veja fotos da coleta realizada pela Prefeitura de São José
Leia também
Projeto Formiguinha terá tarifa zero a partir de 2025, diz prefeito de Florianópolis
Detran SC inicia uso de inteligência artificial para atendimento ao público