Mais de 60 pessoas são condenadas em operação da GAECO em SC

A Operação Sodalitas Finis, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), resultou na condenação de 61 réus. A primeira fase da operação ocorreu em agosto de 2023 e prendeu integrantes de uma das maiores organizações criminosas de Santa Catarina.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as penas somadas dos condenados devem chegar a mais de 643 anos, com multas que chegam a quase R$ 2,8 milhões. Os réus foram responsabilizados por diversos crimes, incluindo organização criminosa, associação para o tráfico, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
A operação buscava desarticular as atividades da organização em Xaxim, mas logo se estendeu para todo o Estado. Após as ações em agosto de 2023, a segunda fase, em fevereiro de 2024, a terceira, em abril de 2024 e a quarta, em fevereiro de 2025, resultaram na prisão de 172 pessoas.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em espécie e uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.
A operação foi deflagrada pela GAECO, força-tarefa composta pelo MPSC, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros, tendo como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. Além da GAECO, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xaxim também estava envolvida nas ações.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia mais
Acidente na saída da Via Expressa causa filas quilométricas na Grande Florianópolis
Em situação emergencial, São José fica sem abastecimento de água