Início » CBN Floripa » Cotidiano

Mais de 60 pessoas são condenadas em operação da GAECO em SC

Primeira fase da operação ocorreu em agosto de 2023 e prendeu integrantes de uma das maiores organizações criminosas de Santa Catarina
11/04/2025 - 17:26 - Atualizada em: 11/04/2025 - 17:26
Penas somadas dos condenados devem chegar a mais de 643 anos (Foto: MPSC, Divulgação)

A Operação Sodalitas Finis, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), resultou na condenação de 61 réus. A primeira fase da operação ocorreu em agosto de 2023 e prendeu integrantes de uma das maiores organizações criminosas de Santa Catarina.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as penas somadas dos condenados devem chegar a mais de 643 anos, com multas que chegam a quase R$ 2,8 milhões. Os réus foram responsabilizados por diversos crimes, incluindo organização criminosa, associação para o tráfico, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A operação buscava desarticular as atividades da organização em Xaxim, mas logo se estendeu para todo o Estado. Após as ações em agosto de 2023, a segunda fase, em fevereiro de 2024, a terceira, em abril de 2024 e a quarta, em fevereiro de 2025, resultaram na prisão de 172 pessoas.

Além das prisões, a operação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em espécie e uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.

A operação foi deflagrada pela GAECO, força-tarefa composta pelo MPSC, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros, tendo como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. Além da GAECO, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xaxim também estava envolvida nas ações.

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia mais

Acidente na saída da Via Expressa causa filas quilométricas na Grande Florianópolis

Em situação emergencial, São José fica sem abastecimento de água

Destaques CBN