Início » CBN Floripa » Cotidiano

Mais de 25 mil chaves Pix têm dados vazados, afirma BC

Os clientes que tiveram dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo
17/03/2025 - 14:42 - Atualizada em: 17/03/2025 - 14:42
Vazamentos aconteceram entre 23 de fevereiro e 6 de março (Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil)

Dados cadastrais de 25.349 chaves Pix foram vazados entre 23 de fevereiro e 6 de março, de acordo com o Banco Central (BC). Esse foi o primeiro vazamento de dados deste ano. O vazamento afetou clientes de uma fintech — empresa de tecnologia financeira.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Clientes da fintech QI Sociedade de Crédito Direto S.A. (QI SCD) foram afetados. O BC informou que as chaves foram expostas “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição”. Os dados vazados foram: nome de usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta.

A QI SCD informou que uma “falha pontual” aconteceu, mas ela foi “imediatamente corrigida”. “As informações expostas limitaram-se a dados cadastrais e não envolvem informações sigilosas”, disse a fintech.

Em nota, o BC explicou que “não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.

Os clientes que tiveram dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição financeira, segundo a autoridade monetária.

Leia a nota da QI SCD

“Cumprindo o princípio da transparência, informamos que alguns dados foram expostos devido a uma falha pontual, a qual foi imediatamente corrigida. As informações expostas limitaram-se a dados cadastrais e não envolvem informações sigilosas. Além disso, não permitem a realização de pagamentos ou transferências, nem o acesso a contas ou a outras informações de natureza bancária.

A segurança da informação é uma prioridade para nós. Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua, visando atender aos mais altos padrões de segurança e conformidade regulatória.

Por fim, permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.”

*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações do Metrópoles

Leia mais

Lei altera esquema de trabalho aos domingos e feriados a partir de julho; veja o que muda

Destaques CBN