Joinville bate cabeça, mas avança em formatação da política para pessoas em situação de rua

Com uma sociedade impactada pelo aumento da população em situação de rua nos últimos anos, Joinville se viu obrigada a discutir propostas para tratar do problema. Conforme dados do Tribunal de Contas, essa população quadruplicou no estado desde 2016, sendo 1.063 pessoas nessa condição somente em Joinville.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
O cenário motivou a criação de uma Comissão Especial na Câmara de Vereadores para tratar do tema. Na noite dessa quinta-feira (27), uma audiência pública foi realizada na Câmara nesse contexto, e o que se viu foi muito “bate cabeça”.
De um lado, vereadores defendendo que Joinville vai ajudar quem quiser ser ajudado. Do outro, estudantes de psicologia argumentando que a situação é mais complexa, vai muito além da vontade do indivíduo, e que demanda assistência social e acompanhamento de saúde.
O resultado da audiência, assim como os apontamentos da comissão, devem constar no relatório final a ser apresentado até 12 de abril. E aí o que realmente deve acontecer é este trabalho ser considerado no âmbito do projeto de lei que cria a política municipal para pessoas em situação de rua em Joinville.
Esse instrumento é de autoria da prefeitura, tramita na Comissão de Finanças, e contempla diretrizes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e a Política Nacional para População em Situação de Rua.
Esse projeto deve avançar ainda para tramitação na Comissão de Proteção e Saúde, antes de ir à votação do plenário legislativo. Para comunidade mobilizada pela discussão, esse é o roteiro dos próximos passos no contexto político na cidade.
Leia mais
Instituição revela proporção de joinvilenses entre as pessoas em situação de rua na cidade
Governo entende que unidades de pronto atendimento médico dão conta do recado em Joinville
Fila de espera para atendimento na UPA tem demora de mais de quatro horas em Joinville