Início » CBN Floripa » Cotidiano

Israel ataca Faixa de Gaza e deixa mais de 400 mortos; entenda

É a primeira grande operação desde o início do cessar-fogo, em janeiro
18/03/2025 - 10:13 - Atualizada em: 18/03/2025 - 10:13
Governo israelense afirmou que os ataques têm como alvo lideranças do Hamas (Foto: Reuters)

As Forças de Defesa de Israel realizaram uma ofensiva contra a Faixa de Gaza, nesta terça-feira (18). O ataque é a primeira grande operação desde o início do cessar-fogo, em janeiro, com o grupo Hamas — administrador da área.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

O governo israelense afirmou que os ataques têm como alvo lideranças no Hamas. A operação é realizada em parceria com a Agência de Segurança de Israel, e também tem como objetivo destruir infraestrutura considerada estratégica para o grupo, classificado como terrorista por Israel e outras nações.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, a ordem para a ofensiva ocorreu após o Hamas recusar a libertação de reféns mantidos em Gaza e rejeitar todas as propostas de negociação apresentadas.

Informações preliminares destacam que o primeiro-ministro do governo do Hamas e o vice-ministro das Relações Exteriores do Hamas foram mortos durante ataques da Força Aérea Israelense em Gaza. O líder do Hamas, Ezzat al-Rishq, declarou que os novos ataques aéreos em Gaza são uma “sentença de morte” para os reféns israelenses restantes no setor. Cerca de 59 reféns ainda estão presos em Gaza, mas acredita-se que menos da metade deles esteja viva.

Antes dessa ofensiva, ataques menores já haviam sido registrados. No último sábado (15/3), nove pessoas morreram em um bombardeio ao norte do território, segundo profissionais de saúde locais. O cessar-fogo foi iniciado em 19 de janeiro.

*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações do Metrópoles

Leia mais

Governo Trump já atacou três países em menos de 60 dias de mandato

Destaques CBN