Início » CBN Floripa » Cotidiano

Instituto Ímpar lança projeto teatral para atender pessoas com deficiência usuárias do SUS

Inscrições podem ser realizadas através das redes socias do Instituto
20/08/2024 - 15:56
As aulas irão acontecer no Espaço AZ (Foto: Gabriel Bazt)
Instituto Ímpar lança projeto teatral para atender pessoas com deficiência usuárias do SUS
00:00 / 00:00
20/08/2024
forward 10 Play forward 10

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – Ímpar lançou um projeto inédito que oferece turmas de teatro para pessoas usuárias do SUS com deficiência ou transtorno mental. A iniciativa é uma ampliação do programa “Arte para Todos”, que desde 2012 promove formação cultural para pessoas com deficiência intelectual. Ao todo, serão 45 vagas para crianças, adolescentes e adultos.

O novo projeto inclui turmas mistas, divididas em três grupos. Esses grupos são compostos por pessoas com diversos tipos de deficiência, incluindo física, visual e auditiva. Intérpretes de Libras e professoras bilíngues garantem a acessibilidade no projeto.

O projeto oferece três turmas de teatro, com cerca de 15 vagas cada, com aulas realizadas no espaço AZ. As aulas ocorrem pela manhã, em diferentes dias da semana para diferentes públicos. Nas quartas-feiras, as aulas são voltadas para o público adulto. Nas quintas-feiras, a turma é composta por adolescentes. Já nas sextas-feiras, o público do projeto é infantil. As aulas serão mediadas das 9h às 11h.

O projeto visa promover o bem-estar e potencialmente reduzir a carga medicamentosa dos participantes. As aulas iniciam em setembro e vão até junho de 2025. Os interessados podem se inscrever através das redes sociais do Instituto.

As aulas serão ministradas por uma equipe composta por um professor de teatro e um assistente com formação em terapia ocupacional. O acompanhamento terapêutico será realizado pelo Serviço de Saúde local.

Veja fotos do projeto:

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.

Leia também

Joinville inicia soltura de mosquitos Aedes Aegypti com Wolbachia para combate à dengue

“Não foi escrito para Santa Catarina”, diz deputado sobre troca do hino do Estado