Início » CBN Floripa » Cotidiano

Hospital Florianópolis alerta para golpe envolvendo falsos pedidos de pagamento

O golpe geralmente ocorre por meio de mensagens no WhatsApp
28/11/2024 - 16:20
Hospital Florianópolis alerta para golpe envolvendo falsos pedidos de pagamento
Hospital Florianópolis alerta para golpe (Foto Banco de imagem, reprodução)
Hospital Florianópolis alerta para golpe envolvendo falsos pedidos de pagamento
00:00 / 00:00
28/11/2024
forward 10 Play forward 10

O Hospital Florianópolis, localizado no bairro Estreito, na parte continental da capital catarinense, emitiu um alerta sobre um golpe que vem sendo aplicado em famílias de pacientes internados na UTI. Criminosos têm se passado por médicos do hospital, solicitando pagamentos para tratamentos que, na realidade, são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Karin Cristine, diretora do hospital, esclareceu que a instituição é administrada pelo Instituto Maria Schmidt e opera 100% pelo SUS.

— Não existe cobrança alguma por parte de pacientes ou familiares.

Ela alertou que qualquer tentativa de contato pedindo dinheiro deve ser considerada fraude. As vítimas são orientadas a não fornecer dados pessoais ou efetuar transferências via PIX, e a registrar boletim de ocorrência.

O golpe geralmente ocorre por meio de mensagens no WhatsApp. Os golpistas se apresentam como médicos e alegam que o paciente precisa de exames urgentes, solicitando depósitos de valores significativos. Em um caso recente, um criminoso se identificou como “doutor Marcos”, pedindo R$ 4.800 para um suposto exame.

A diretora também destacou que o golpe está sendo aplicado em outros hospitais da Grande Florianópolis, como o Hospital Regional e o Hospital Celso Ramos. A recomendação é que qualquer tentativa de extorsão seja relatada às autoridades ou diretamente ao hospital.

O Hospital Florianópolis reforçou o alerta sobre golpe afirmando que não há cobrança por serviços médicos e que as famílias dos pacientes em situação de vulnerabilidade nunca devem ser abordadas para pagamentos.

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia também

Mais de 14 toneladas de alimentos são entregues a pessoas vulneráveis em São José

Florianópolis sedia Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres; veja como participar

Árvore cai sobre casa e deixa moradores sem energia elétrica em Florianópolis

Destaques CBN