Início » CBN Floripa » Cotidiano

Governo Trump vaza planos militares por engano

Editor-chefe da revista norte-americana The Atlantic, Jeffrey Goldberg, afirmou que foi adicionado ao grupo em 13 março
25/03/2025 - 08:36 - Atualizada em: 25/03/2025 - 08:36
No grupo, figuras como o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretária de Defesa, Pete Hegseth, discutiam ataques contra os Houthis (Foto: Redes Sociais, Reprodução)

Autoridades do governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, vazaram planos militares por engano a um jornalista em um grupo de mensagens. No grupo, figuras como o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretária de Defesa, Pete Hegseth, discutiam ataques contra os Houthis — movimento político-religioso do Iêmen.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

O editor-chefe da revista norte-americana The Atlantic, Jeffrey Goldberg, afirmou que foi adicionado ao grupo em 13 março. O bate-papo foi criado no aplicativo de mensagens Singal, sob o nome “Houthi PC small group”.

O presidente Trump lançou uma campanha militar em larga escala contra os Houthis, no Iêmen, em 15 de março, devido aos ataques contra navios no Mar Vermelho. Ele também fez escalas ao Irã — principal apoiador do grupo iemenita. Detalhes da operação foram divulgados no grupo com Goldberg.

Horas antes do início dos ataques norte-americanos aos Houthis, Hegseth postou detalhes operacionais sobre o plano. As mensagens incluíam “informações sobre alvos, armas que os EUA estariam empregando e a sequência do ataque”, disse Goldberg, recusando-se a revelar os detalhes do que ele chamou de uso “chocantemente imprudente” do bate-papo Signal para coordenar a ofensiva.

“Neste momento, a linha de mensagens que foi relatada parece ser autêntica, e estamos analisando como um número inadvertido foi adicionado à cadeia. O tópico é uma demonstração da profunda e cuidadosa coordenação de políticas entre os altos funcionários. O sucesso contínuo da operação Houthi demonstra que não houve ameaças aos nossos militares ou à nossa segurança nacional”, afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Brian Hughes.

*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações da CNN Brasil

Leia mais

Trump quer fechar Departamento de Educação; entenda

Destaques CBN