Início » CBN Floripa » Cotidiano

Golpistas usam QR Codes falsos de faturas de água e Casan reforça alerta

Consumidores devem identificar o recebedor do pagamento pelo Qr Code
19/09/2024 - 10:07
Golpistas usam QR Codes falsos de faturas de água e Casan reforça alerta
00:00 / 00:00
19/09/2024
forward 10 Play forward 10

A população de Santa Catarina deve ficar atenta ao realizar o pagamento da segunda via de faturas de água pela Companhia Catarinense de Água (Casan). A companhia alertou, mais uma vez, nesta quinta-feira (19), para um golpe que vem sendo aplicado com sites falsos na pesquisa dos buscadores de pesquisa, como o Google, com a geração de QR Codes também falsos. As informações são do repórter Cristian Delosantos para o Notícia na Manhã, da CBN Floripa.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Os sites falsos muitas vezes aparecem primeiro na lista de pesquisa do que o site oficial da Casan, por serem patrocinados pelos golpistas. O gerente de atendimento ao consumidor da companhia, Vinicius Ferreira, explica que existem algumas formas de não cair no golpe. O primeiro passo é evitar esses links de sites patrocinados e não utilizar os buscadores, com palavras chaves como “segunda via da Casan”.

A melhor maneira de acessar o site oficial da Casan é digitando diretamente www.casan.com.br ou https://e.casan.com.br/ – portal da Casan. O aplicativo da companhia também está disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Outra forma de saber se o pagamento está sendo direcionado à Casan é conferindo o receber do pagamento do pix pelo QR Code. Se a identificação não estiver em nome da companhia, não realize o pagamento.

— A segurança cibernética depende muito do consumidor, infelizmente é uma situação que acontece, a gente tenta mitigar o máximo enquanto empresa, mas a segurança ela tá muito com o usuário da internet — destacou o gerente de atendimento ao consumidor da Casan.

Veja o vídeo do repórter Cristian Delosantos

Leia também

Moradores do Saco dos Limões, em Florianópolis, ficam oito dias sem abastecimento de água

Novo hospital em Palhoça deve ter novos leitos de UTI e “desafogar” regional de São José