Início » CBN Floripa » Cotidiano

Golpistas ameaçam comerciantes em Florianópolis e polícia faz alerta

Guarda Municipal e Polícia Militar repassam orientações sobre o que fazer caso receba ameaças
28/10/2024 - 10:19
Ocorrências são registradas no Centro de Florianópolis (Foto: Lucas Amorelli, NSC Total)
Ocorrências são registradas no Centro de Florianópolis (Foto: Lucas Amorelli, NSC Total)
Golpistas ameaçam comerciantes em Florianópolis e polícia faz alerta
00:00 / 00:00
28/10/2024
forward 10 Play forward 10

Comerciantes da Grande Florianópolis estão sendo alvo de um novo tipo de golpe. Os criminosos estão ameaçando incendiar estabelecimentos, veículos e residências caso não recebam transferências de dinheiro por Pix. As ameaças ocorrem principalmente no Centro de Florianópolis, mas comerciantes de outros municípios da região também registraram o golpe.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Os golpistas obtêm informações dos estabelecimentos por meio de redes sociais e ou por telefone. Os bandidos alegam estar próximos ao local ameaçado, descrevendo roupas e a movimentação do lugar para intimidar as vítimas.

A CBN Floripa recebeu relatos de ouvintes que golpistas também estão abordando comerciantes com perguntas sobre uma filmagem das câmeras de monitoramento entregue para a polícia que, segundo os chantagistas, motivou a prisão de um traficante. A partir dessa abordagem, os bandidos pedem uma quantia em dinheiro por Pix para saber “quem está contra nós, para fazer a limpeza nos comerciantes que estão denunciando nós”.

Ricardo Pastrana, da Guarda Municipal de Florianópolis, esclareceu que nenhuma ameaça foi concretizada. Os golpes, segundo ele, são em decorrência dos atentados ocorridos no dia 18 de outubro, com pontos de incêndio em diversas partes da Grande Florianópolis.

— Isso é um golpe, desliga o telefone, bloqueia aquele número no WhatsApp e não responda mais. […] Não fique com medo, após saber dessa informação você pode acionar o serviço de emergência das Forças de Segurança da Guarda Municipal e da Polícia Militar — orientou Pastrana.

Rafael Gomes, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, afirmou que a entidade está em contato com autoridades para garantir a segurança dos comerciantes.

— É triste porque já temos muito problemas no dia a dia das nossas operações no comércio e ainda vem esse tipo de situação para criar um certo temor entre os comerciantes. Sentimos muito que esse tipo de situação ainda aconteça em nosso país —

A Polícia Militar e a Guarda Municipal recomendam que as pessoas ignorem chamadas de números desconhecidos e que, caso percebam que estão em uma ligação suspeita, com pedidos de transações eletrônicas, desliguem imediatamente o telefone.

Leia também

Programa oferece desconto de até 100% para quitar dívidas em Florianópolis; veja como participar

Florianópolis enfrenta surto de mão-pé-boca com quase 150 casos confirmados em escolas

Destaques CBN