Frio intenso sobrecarrega leitos infantis em Joinville e ocupação chega aos 99,4%
A taxa de ocupação do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, atingiu 99,4% esta semana. O frio intenso, com mínimas de 6 graus, é apontado como fator contribuinte para essa alta. A Dra. Andreia Baldissera, pediatra, explicou a relação entre o frio e o aumento de doenças respiratórias.
Segundo a Dra. Andreia, o frio não causa diretamente as doenças, mas favorece a transmissão de vírus e bactérias. Ambientes fechados e pouco ventilados durante o frio aumentam a disseminação de agentes patogênicos. Além disso, oscilações de temperatura agravam sintomas em crianças predispostas a doenças respiratórias.
A pediatra orienta pais a observar sinais de gravidade como aumento da frequência respiratória e febre persistente por mais de dois dias. Em casos simples, é recomendado o tratamento em casa com hidratação e lavagem nasal. Evitar levar crianças resfriadas à escola também é essencial para reduzir a transmissão.
A Dra. Andreia destaca a importância da vacinação contra a gripe e Covid-19, a higiene das mãos e evitar ambientes fechados e aglomerados são medidas eficazes. Para sintomas leves, líquidos quentes e mel podem ajudar, mas o uso de medicamentos deve ser cauteloso e sob orientação médica.
Leia também
Ouça: Atleta paralímpico de Joinville pede torcida dos brasileiros
Ney Franco fala sobre a preparação do Joinville para a Copa Santa Catarina: “Lutar pelo título”
Especialista destaca importância de atendimento emergencial após morte do jogador Juan Izquierdo