Início » CBN Joinville » Cotidiano

FOTOS: Escola mais antiga de Joinville realiza desfile de aniversário no Bairro Vila Nova

Instituição completou 170 anos em 2024
25/11/2024 - 14:54
Escola Anaburgo completou 170 anos em 2024 (Foto: Poliana Rodrigues, NSC TV)

Localizada no Bairro Vila Nova, a Escola Municipal Anaburgo comemorou, neste ano, 170 anos de história. Na manhã desta segunda-feira (25), os alunos e professores da escola realizaram um desfile pelas ruas da região, celebrando a história e importância da instituição para a comunidade.

Veja fotos do desfile:

Fundada em 1854, três anos depois da chegada dos primeiros colonizadores em Joinville, a escola foi instalada por um grupo de imigrantes protestantes que se estabeleceram na região. Quando inaugurada, todas as aulas eram em alemão, buscando manter as tradições dos colonizadores responsáveis pela unidade.

No início, era apenas uma pequena casa de madeira. O local também servia para devoção da comunidade, onde cerimônias religiosas eram realizadas pela manhã e as aulas eram ministradas em outro período. Foi a partir de 1940 que o município passou a gerir a escola.

Catarina Momm estudou na Anaburgo na década de 60. Ela lembra como era a estrutura do local e as diferenças com o atual estabelecimento.

— A escola era bem pequeninha, só tinha essa parte da frente assim, uma varanda, e não tinha muro, tinha a cerca de madeira, de sarrafinho, muito bonitinha. Atrás da escola tinha uma cerca de arame, porque tinha um rio. A nossa professora morava do lado da escola, uma casinha pequenininha também, e ela também era bem pequenininha, bem querida a nossa professora, a Dona Beatriz. E daí tinha um cantinho para a gente brincar e um canto que ela plantava horta para fazer a nossa merenda — lembra Catarina.

Cláudio Dorvalino Momm, filho de Dona Catarina, também estudou na escola, no fim da década de 80. Ele também lembra de como era a instituição na época em que passou por lá.

— Antigamente era estrada de chão, daí para entrar na escola tinha que subir uma escada. Acho que devia ter uns três ou quatro degraus para subir na escola. A Dona Terezinha brigava que a gente não podia correr. Único jeito era ir para a sala e brincar de peca — conta Cláudio.

Conforme a atual diretora da instituição, Michele Vanessa Borges, que assumiu a coordenação no ano passado, a escola possui um ambiente familiar e acolhedor.

— As famílias estão bem próximas da escola, é um ambiente diferenciado. Um local de estudo e aprendizado — conta.

O local que nasceu apenas para ensinar os filhos dos recém-chegados imigrantes alemães, hoje é referência em educação para toda a comunidade em Joinville.

Leia também

Ídolo do JEC brilha e Panágua sai na frente em decisão pelo título da Primeirona

Calendário de preparação do JEC revela datas para partidas da pré-temporada

Destaques CBN