FOTOS: Como ficará a Avenida Beira-Mar de São José e o que falta para obra sair do papel
A construção da Avenida Beira-Mar de Barreiros está a um passo de ser iniciada. Isso porque para que saia do papel o projeto, que é considerado um dos principais em infraestrutura de São José, depende ainda da Licença Ambiental Prévia (LAP) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Apesar disso, a meta é de lançar, ainda neste ano, a primeira Licitação Pública Internacional (LPI) do município para contratação da empresa que fará a obra.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Para realizar o empreendimento, segundo a prefeitura, o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) já assegurou um financiamento de US$ 43,2 milhões de dólares, com uma contrapartida de US$ 10,8 milhões. Em reunião com técnicos em Brasília, o governo municipal recebeu sinal verde do Fonplata para lançar a licitação em paralelo ao processo de licenciamento.
Com cerca de 3,7 quilômetros de extensão, a Beira-Mar de Barreiros foi projetada para transformar toda a região, com intervenções na drenagem, e a construção de um complexo de lazer e cultura. O projeto da comportará uma avenida de seis pistas (em sentido duplo) e a marginal, ciclovia, pista de skate, calçadão, estacionamentos, quiosques e salas diversas.
Além disso, também prevê ainda a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso à futura via. O projeto de São José contempla a implantação da via, no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em Barreiros, em São José. Há uma expectativa de que, futuramente, a obra tenha ligação com a Beira-Mar Continental de Florianópolis.