Início » CBN Floripa » Cotidiano

Formação de novos professores enfrenta desafios no Brasil, segundo pesquisa

Precarização da profissão é uma das preocupações dos professores
15/10/2024 - 13:44
Mesas e cadeiras em uma sala de aula (Foto: Leo Munhoz, Arquivo NSC)
Novo Plano de Educação está em análise no Congresso Nacional (Foto: Leo Munhoz, Arquivo NSC)
Formação de novos professores enfrenta desafios no Brasil, segundo pesquisa
00:00 / 00:00
15/10/2024
forward 10 Play forward 10

A maioria dos ingressantes nos cursos de pedagogia são pessoas com mais de 29 anos, segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2024. A pesquisa ainda mostra que houve uma queda nas matrículas no curso na rede privada de 58,1%. No #CBN Floripa deste 15 de outubro, Dia do Professor, a necessidade de valorização da carreira docente foi tema de debate.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Outro dado importante está relacionado a modalidade de ensino ofertada para o curso de pedagogia. Cerca de 70% dos estudantes optam pelo ensino a distância (EAD). A professora Geovana Lunardi, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), contou que embora o EAD seja uma solução viável para regiões remotas, há preocupação com a precarização da formação:

— O problema não é a modalidade, porque a gente pode ter modalidade à distância que funciona muito bem […] Mas o problema é a forma como essa modalidade gerou um aceleramento dessa formação e uma precarização dessa formação mesmo —.

Segundo ela, para os jovens se interessarem na carreira docente, a profissão precisa se tornar mais atrativa em termos de condições de trabalho.

— O Plano Nacional de Educação, que está justamente começando sua tramitação agora no Congresso Nacional, coloca como uma das principais metas a mudança desse quadro para os próximos 10 anos, ou seja, um piso salarial que seja respeitado e, além do piso salarial, as preocupações relativas à própria formação — disse Lunardi.

A professora enfatizou o papel do Ministério da Educação (MEC) em regular o oferecimento de cursos e da população que “hoje está pensando sobre os professores que foram importantes aí na sua vida, na sua trajetória, tem um papel fundamental de cobrança dos seus municípios”.

Leia também

“Não houve aumento abusivo no preço dos combustíveis”, garante Procon de Florianópolis

Imagens mostram pista afundada no acesso à ponte em Florianópolis

Destaques CBN