Início » CBN Floripa » Cotidiano

Força-tarefa da Celesc regulariza fiação de postes em Florianópolis

Celesc reconhece cerca de 650 operadoras com contrato
14/08/2024 - 11:29 - Atualizada em: 30/08/2024 - 11:10
Em Florianópolis, cerca de 40 empresas estão regularizadas. (Foto: Cristian Delosantos/CBN Floripa)
Em Florianópolis, cerca de 40 empresas estão regularizadas. (Foto: Cristian Delosantos/CBN Floripa)
Força-tarefa da Celesc regulariza fiação de postes em Florianópolis
00:00 / 00:00
14/08/2024
forward 10 Play forward 10

A Celesc iniciou, nesta quarta-feira (14), uma operação para combater o uso de fiação irregular nos postes de Florianópolis. O primeiro local a ter os postes regularizados foi a Avenida Hercílio Luz, no Centro, com a participação de 12 operadoras e a Prefeitura de Florianópolis. As informações foram repassadas pelo repórter Cristian Delosantos no Notícia na Manhã, da CBN Floripa.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Em entrevista, o gerente de divisão de compartilhamento de infraestrutura da Celesc, André Gustavo Mina, explicou que o objetivo da operação é acionar as operadoras responsáveis pelo excesso de fios e verificar se as conexões estão ativas. Segundo André, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) divulgou uma estimativa que Santa Catarina tem cerca de mil operadoras. Entretanto, a Celesc reconhece apenas 650 delas por meio de contrato, o que indica a presença de operadores clandestinos.

Para instalar cabos nos postes, as operadoras precisam apresentar um projeto para aprovação, mas muitas não respeitam a determinação. Em Florianópolis, cerca de 40 empresas estão regularizadas para realizar esse tipo de trabalho.

– Além das clandestinas, existem aquelas que tem contrato, mas fazem instalação sem permissão. Essa avaliação de projeto é muito importante, porque é o momento que a gente avalia a condição do poste, se tem disponibilidade física, se tem espaço, se é seguro. Então, quando não acontece esse passo, ocorrem esses problemas que a gente tem acompanhado. O excesso de cabos, cabos caindo muito, porque realmente não tem condições de ser instalados.

De acordo com André, atualmente, a legislação federal proíbe instalações sem projeto aprovado, mas não prevê penalidades específicas para essas infrações:

– Cada concessionária tem que prever em seu contrato a penalidade pra isso. Ocorre que, muitas vezes, quando a concessionária utiliza dessas penalidades, as empresas tentam discutir judicialmente. Acaba prolongando e tornando moroso o processo de correção que deveria acontecer em campo. Essa ação aqui hoje é justamente para tentar diminuir os processos administrativos e tentar achar ações mais práticas, que deem resultado mais rápido.

Veja fotos da operação

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.