Florianópolis terá primeira unidade de monitoramento da qualidade do ar do IMA
Um projeto entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será responsável pela instalação da primeira unidade de monitoramento da qualidade do ar de Florianópolis. O diretor de controle e passivos ambientais do IMA Diego Silva concedeu uma entrevista ao #CBN Floripa nesta quinta-feira (8), informando mais detalhes.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
A estação de monitoramento cobrirá um raio de dois a três quilômetros, com medição de dados essenciais para entender a qualidade do ar, como ozônio e óxidos de nitrogênio (NOx). Esse é um grupo de poluentes que surgem geralmente pela combustão de materiais existentes em combustíveis de veículos que, segundo Diego, causa alerta na ilha:
– Comparando com outros países, por exemplo, países da Europa ou asiáticos, a gente não tem um nível de qualidade do ar tão ruim como o deles. Na região da grande Florianópolis também não temos grandes indústrias, mas temos um grande fluxo de veículos, e esse equipamento vai auxiliar nesse sentido.
A unidade deve ser implantada até o final de outubro, com resultados imediatos disponibilizados em tempo real na internet, de acordo com o diretor de controle e passivos ambientais do IMA. Esta será a quarta estação de monitoramento da qualidade do ar em Santa Catarina.