Florianópolis lança prato feito padrão para a temporada de verão; veja valor e onde encontrar
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, anunciou nas redes sociais, nesta segunda-feira (28), que os quiosques autorizados a atuarem na temporada de verão devem ter um prato padrão, chamado de “Prato Manezinho”. A refeição, segundo o prefeito, deve ter preço máximo de R$ 35.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O prato deve ser uma porção de 300 gramas de frutos do mar, pirão ou arroz, batata frita, além de uma bebida. Topázio explicou a refeição precisa estar disponível em todo quiosque presente na areia da praia que vencer a licitação dos pontos espalhados pela orla.
— A lei não me permite controlar os preços para evitar preços abusivos no verão, mas a gente po9de exigir um prato com preço máximo — destacou no vídeo.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, cada ponto pode definir o seu próprio prato, desde que tenha os elementos citados. A medida, de acordo a PMF, pode atrair mais consumidores para os locais.
Veja o vídeo do prefeito Topázio Neto
Em nota, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina (Abrasel/SC) disse que defende a acessibilidade na alimentação fora do lar e apoia a proposta de oferecer um prato com preço fixo de R$35.
Destacou, ainda, que a iniciativa “visa democratizar o acesso à gastronomia local, permitindo que mais pessoas possam desfrutar de pratos com frutos do mar, que são parte essencial da identidade culinária de nossa região, nos espaços públicos das praias”.
Sobre a realização de licitação para a concessão dos quiosques que serão permitidos nas praias, a Abrasel disse que não tem pleno conhecimento das regras estabelecidas, mas que acha correta a decisão de realizar o processo de licitação. “A entidade espera que ele seja conduzido de forma justa e eficiente”, finalizou a nota.
Leia também
Começa renovação de alvarás para ambulantes nas praias em Florianópolis
Golpistas ameaçam comerciantes em Florianópolis e polícia faz alerta