Início » CBN Floripa » Cotidiano

Florianópolis abre seis exposições gratuitas; veja onde e quando visitar

Pinturas, fotografias, peças em cerâmicas e objetos interativos integram mostras que podem ser visitadas na Capital
29/01/2025 - 14:58 - Atualizada em: 29/01/2025 - 14:58
Cruzos Opacos de Tauan Gon pode ser visitada na Fundação Cultural BADESC (Foto: Juliano Zanotelli)

Seis exposições gratuitas estão abertas para visitação em Florianópolis. São mostras coletivas e individuais que apresentam desde pintura, nos mais diversos formatos, até videoarte, fotografias, peças em cerâmica e objetos interativos. Saiba onde visitar cada uma delas.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Destroços em Gaza

Canabarro, artista e precursor da cerâmica artística em Santa Catarina, tem 16 trabalhos expostos no Jardim da Fundação Cultural Badesc, que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro da Capital.

“Destroços em Gaza”, que tem curadoria da artista Isabela Mendes Sielski, não busca apenas opinar sobre o conflito na Faixa de Gaza, mas entender a extrema complexidade histórica, narrativas políticas e ideológicas.

A visitação vai até 27 de março de 2025. Todas as atividades do Casarão são gratuitas e podem ser visitadas das 13h às 19h, de segunda à sexta-feira.

Mostra de Videoarte

Ainda na Fundação Badesc, é possível visitar até o dia 31 de janeiro, a “Mostra de Videoarte”. A exposição, que ocupa o Espaço Fernando Beck, apresenta seis projetos que se utilizam de vídeo como suporte artístico.

Com curadoria de Francela Carrera, os artistas participantes são:

Cruzos Opacos

A partir do dia 30 de janeiro até 6 de março, a Fundação recebe “Cruzos Opacos”, do artista Tauan Gon. A mostra individual e inédita é composta essencialmente por pinturas, cadernos do artista e uma projeção de vídeo.

Segundo Tauan, a exposição, que ocupa o Espaço Paulo Gaiad, abrange um recorte da produção e pesquisa em pintura desenvolvida durante o ano de 2023 e início de 2024. Com curadoria do artista e produção artística de Lívia De Pelegrin, “Cruzos Opacos”, serve como um espaço de reflexão a partir da figuração do negro, na chave conceitual e prática de encruzilhada.

A abertura acontece a partir das 19h desta quinta-feira (30). Haverá apresentação do Grupo Samba da Búia. 

Profissão Fotógrafo

Ainda pelo Centro de Florianópolis, é possível visitar a 1ª edição da mostra “Profissão – Fotógrafo: Exposição Coletiva em Homenagem ao Dia Nacional do Fotógrafo”. A exposição reúne 91 imagens, em preto e branco e coloridas, nos mais diversos estilos: retrato, paisagem/natureza, autoral/conceitual, documental e fotojornalismo.

Participam da mostra, com curadoria de Lilian Barbon e Radilson Carlos Gomes, os fotógrafos: Adriana Cardoso, Adriano Meurer, Aguinaldo Miranda, Alice Goulart, Ana Raquel Schmidt, Anderson Cavilha, André Mendonça Vieira, Bárbara K.,Bruna Orihuela, Carla Moema, Carlos Reis,  Eva Vos, Franck Lebouc, Geisa Santana, Gilian Valadão, Giovana Spiller, Giovanna Colombi, Gustavo Gusmão, Josana Rocha, José Guerreiro, Julia Mendonça, Krisna Puntel, Larissa Passos, Larissa Queiroz, Lee Yi Ching, M Rubinger, Maria Helena Ramalho, Mara Lucia Bedin, Mariana Borges, Marina Kremer, Maris Gaio, Martin Widmer, Matheus Duarte, Mauricio Maumau, Monique Ouriques, Murilo Augusto Kurz, Nicoli Martins, Paula Cunha, Ro Vieira, Roberto Alvarenga, Roberto Svolenski, Solange Goulart, Sonia Maria Pacciuli, Sonia Moro, Talita Warnava, Tania Ribeiro, Tasso Scherer e Xedes Freitas.

A exposição está aberta até o dia 7 de fevereiro, na Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte, que fica na Rua Anita Garibaldi, 120, no Centro. A visitação pode ser feita de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e na sexta e sábado, das 9h às 13h.

Luz no Horizonte

Já no Luz Instalação Bar, que fica na Rua Antônio (Nico) Luz, 211, também no Centro, está aberta para visitação a exposição “Luz no Horizonte”, de Mariana Colin.

A artista apresenta uma série de trabalhos interativos que trazem o horizonte como ponto de referência, ponto de fuga, ponto de chegada e de partida. Os trabalhos podem instigar as pessoas a olhar para o horizonte, imaginar um horizonte, construir e reconstruir horizontes ao manipular os objetos.

Com curadoria de Maristela Müller, a exposição pode ser visitada até 22 de fevereiro, de quarta a sábado, das 18h à 0h.

Noite Suprema

No Rio Tavares, o artista Daniel Piras apresenta, até o dia 31 de janeiro, a exposição “Noite Suprema”, no hall de entrada do MULTI Open Shopping. São 17 pinturas a óleo que foram trabalhadas pelo artista nos últimos quatro anos.

A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 22h. O MULTI Open Shopping fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339.

Veja fotos das exposições

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Confira nova programação do Volta à Praça XV após adiamento pelas chuvas em Florianópolis

De Norte a Sul, conheça as belezas e encantos das praias de Florianópolis

Destaques CBN