Família Jerke busca manter tradição de empadas com 102 anos de história em Joinville
A Empadas Jerke, tradicional estabelecimento de Joinville com 102 anos de história, destaca-se como um símbolo gastronômico da cidade. Fundada por Carlos Guilherme Jerke, a empresa é conhecida por suas empadas de massa folhada, um produto único e referência no município e no Estado.
Atualmente, a terceira geração da família Jerke, representada pelos irmãos Paulo e Carlos, administra a empresa. Ambos cresceram envolvidos nas operações do negócio, desde atividades simples na infância até assumirem a gestão completa há três anos, coincidentemente no centenário da empresa.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo canal do WhatsApp
— É um produto tradicional da cidade. Cem anos, não tem como deixar morrer isso. Então, nós sentimos a necessidade de dar continuidade — explica Paulo Jerke, responsável pelo estabelecimento.
Veja fotos do estabelecimento:
Para Paulo, o importante é manter a tradição da empresa, afirmando que a inovação não é prioridade. Os clientes buscam o sabor tradicional das empadas, e qualquer alteração no produto é percebida.
— Nós pretendemos manter a tradição. Se nós começarmos a inovar ou de repente mudar alguma coisa, qualquer alteração que nós fazemos nos nossos produtos, os clientes já sentem e reclamam. Eles querem a tradição do produto. É o que eles procuram e o que tentamos manter — conta.
A produção das empadas é dividida em duas frentes: a lanchonete local, onde o público conhece e consome o produto, e a produção para distribuição em supermercados e lanchonetes. Com uma equipe experiente e dedicada, a empresa busca preservar a tradição e o prestígio do nome do produto.
Originalmente, antes de ser conhecida como “Empadas Jerke”, a empresa foi chamada de “Confeitaria Guilherme Jerke”. Guilherme era natural de Brusque e começou a vender os salgadinhos que produzia pela cidade. Depois de perceber que a venda havia se tornado sua principal fonte de renda, decidiu inaugurar o que, hoje, se transformou em um dos principais pontos gastronômicos de Joinville.
Leia também
Zé Carlos, ex-JEC que disputou a Copa do Mundo de 1998, morre aos 55 anos
Deputado Fernando Krelling prevê novo Ivan Rodrigues com capacidade para até três mil lugares