Início » CBN Floripa » Cotidiano

Estacionamento irregular e lixo causam transtornos em Canasvieiras, no Norte da Ilha

Uma alternativa já foi feita mas a falta de cuidado prejudica o meio ambiente, apontam moradores
15/01/2025 - 18:19
Ônibus estacionados de forma irregular em Canasvieras dão prejuízo (Foto: NSC TV, Reprodução)

O estacionamento irregular de ônibus de turismo, o descarte de esgoto e o acúmulo de lixo vêm causando transtornos durante a alta temporada para os moradores do bairro Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Segundo um motorista, que prefere não se identificar, condutores estacionam o veículo de turismo em cima de uma fossa construída para descarte e o lixo se acumula.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Para diminuir o impacto de veículos estacionados de forma irregular pelo bairro, um estacionamento foi aberto, perto da Avenida principal, em 2023. Mas, segundo relatos, agora o problema é a falta de cuidado e nenhum controle de acesso ao estacionamento.

A Guarda Municipal (GMF) afirma que essa cena se repete todos os anos durante o verão. Na última semana, uma ação movida pelos guardas multou esses motoristas estacionados de forma irregular.

A equipe da NSC TV encontrou no local onde esses ônibus estão parados lixo no entorno do estacionamento, no meio do mato, a céu aberto.

De acordo com a Lei Nº 9.605, de 1998, causar qualquer tipo de poluição que provoque danos à saúde humana é considerado crime ambiental, com pena de um a quatro anos de reclusão.

Outra questão levantada pelos usuários do estacionamento é a falta de informação sobre a presença de motorhomes no local. Segundo a prefeitura de Florianópolis, um motorhome até pode estacionar lá, mas não usar a estrutura como se fosse um camping.

Diante de tantas reclamações, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública disse que deve organizar uma ação para os próximos dias para tentar resolver a situação e “para ver quais são as ações que a gente pode unir forças para mostrar que tem que cumprir a regra, tem que respeitar”.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Estudo aponta Florianópolis como terceira pior capital para trabalhar usando transporte público

Falsa taxação do Pix: especialista alerta sobre golpes e como se proteger

Destaques CBN