Esquema que falsifica biometria facial é alvo de operação em Joinville

Um esquema de prática de estelionatos com uso de reconhecimento facial foi alvo de operação, nesta segunda-feira (7), pela Polícia Civil (PCSC). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo, Volta Redonda (RJ) e Joinville.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O esquema era praticado por um funcionário que simulava vendas regulares de linhas de celular aos clientes, enquanto conseguia biometrias faciais para a abertura de contas. O suspeito atuava sem conhecimento das empresas de telefonia em que trabalhava.
A fraude era percebida pelas vítimas após ficarem negativas nos serviços de proteção de crédito. O golpe pode ter lesionado mais de 50 pessoas físicas e jurídicas. Foram mais de 1,5 mil reclamações relatando consignados não contratados ao órgão de proteção ao consumidor de Joinville apenas nos últimos 12 meses.
Foi efetuada uma fiscalização em lojas vinculadas a Anatel, com viés orientativo para que práticas similares não ocorram novamente. Os dados biométricos são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), direito fundamental previsto na Constituição.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia mais
Homem cai das pedras e desaparece na Praia do Gravatá em Florianópolis