Início » CBN Floripa » Cotidiano

Escalada de violência em São José mobiliza Polícia Militar: “É grave”

Foram 22 mortes violentas até outubro, em comparação com 24 do ano passado inteiro
31/10/2024 - 13:25
(Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)
Escalada de violência em São José mobiliza Polícia Militar: “É grave”
00:00 / 00:00
31/10/2024
forward 10 Play forward 10

São José enfrenta um aumento na sensação de insegurança devido a uma série de crimes violentos ocorridos em outubro. O município teve pelo menos sete ocorrências graves, incluindo homicídios, latrocínio e um caso de violência sexual, registrado na tarde dessa quarta-feira (30). Segundo a Polícia Militar de São José, foram 22 mortes violentas até outubro, em comparação com 24 do ano passado inteiro.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

No caso do estupro, o agressor, um homem de 37 anos, já havia sido preso por roubo em agosto, mas foi liberado no início de outubro. Ele atacou uma professora de pilates em seu estúdio, onde também estavam duas alunas, uma delas grávida. A polícia prendeu o criminoso em flagrante, após a intervenção de moradores que perceberam a movimentação suspeita.

O tenente-coronel Carlsbad Von Knoblauch, do 7º Batalhão da PM, destacou que o número de ocorrências não é o foco principal, mas sim a gravidade dos crimes:

— É grave porque são vidas humanas, são pessoas ali. Quanto aos números em si, não são absurdos, considerando-se que em 2022 tivemos 33 casos de letalidade violenta, ano passado 24, esse ano estamos com 22, mas isso não importa, o que importa é a gravidade dos crimes.

A Prefeitura de São José afirmou, em nota, ter feito o maior investimento em segurança da história da cidade. Entre as ações estão a compra de armamentos, novas viaturas e o aumento de 40% no efetivo da Guarda Municipal.

Entretanto, no entendimento do tenente-coronel Carlsbad Von Knoblauch, “armamento pesado não traz resultado”:

— Entendo que é muito mais eficaz um investimento na Guarda Municipal voltado para a atividade de cuidado com as instalações e com os ambientes municipais, como citei, por exemplo, as praças públicas, o que modestamente, os fuzis, o armamento pesado não traz nenhum resultado nesse sentido, embora tendo a atitude, é louvado, mas não é o que é eficaz. Isso não me diz respeito, é uma coisa que a prefeitura que tem que verificar como melhor aplicar à sua Guarda Municipal.

O comandante reforçou a importância de relatar emergências através do número 190 ou do aplicativo PMSC Cidadão, evitando canais não emergenciais como redes sociais.

Leia também

Polícia descarta ligação entre os casos recentes de mortes violentas em São José

Destaques CBN