Início » CBN Floripa » Cotidiano

Equilíbrio em hábitos diários evitam hipertensão arterial, diz especialista

Estresses e agitação do dia a dia são vilãs da saúde cardiovascular
17/09/2024 - 12:45
(Foto: Banco de Imagens)
(Foto: Banco de Imagens)
Equilíbrio em hábitos diários evitam hipertensão arterial, diz especialista
00:00 / 00:00
17/09/2024
forward 10 Play forward 10

As doenças cardiovasculares estão cada vez mais frequentes na vida da população catarinense. Em 2024, já foram mais de 35 mil ocorrências registradas em Santa Catarina de acordo com dados do Governo do Estado. O especialista Gláucio Grando Galli, diretor administrativo do Laboratório Pura Vida, participou do quadro #Viva Bem, do #CBN Floripa, desta terça-feira (17), destacando a hipertensão arterial como a doença mais comum que atinge a população.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Os estresses vividos no dia a dia são os principais responsáveis pela pelo aumento da pressão arterial, segundo Galli. Com a agitação do trabalho, a qualidade de vida também diminui. A prevenção dos níveis de estresse, para o especialista, é a principal forma de reduzir as chances de desenvolver uma doença cardiovascular.

Em primeiro lugar, transformar o trabalho em algo que traz alegria para o cotidiano é um grande passo, de acordo com Galli.

— Começamos fazendo o trabalho não como um inimigo, mas como um amigo, a gente já tem um grande aliado. Como eu falei, vão ter situações, turbulências, tribulações, e a gente tem que saber trabalhar com isso — disse.

Para isso, o especialista destacou que ter uma boa noite de sono é essencial, de preferência sem utilizar medicamentos que auxiliam o descanso. Para isso, a leitura e atividades físicas durante o dia podem ser aliadas.

— Nós temos que nos preparar com boas leituras, uma caminhada boa durante o dia, uma caminhada de 30 minutos, sem passo de chuva, aquele passo mais corrido, que não é uma corrida, mas um passo mais ligeiro, já nos ajuda bastante — apontou.

O equilíbrio na alimentação, com dias alternados entre uma refeição saudável e uma comida mais prazerosa, também deve ser considerado, segundo o especialista.

— As pessoas têm que lembrar sempre que esse momento de prazer, da alimentação, também faz parte da nossa vida. Você comer alguma coisa um pouquinho “menos saudável” faz parte, você imagina a felicidade que o teu organismo tem em se alimentar de uma coisa um pouco mais elaborada — disse.

Todas as terças-feiras, o quadro #Viva Bem trará dicas sobre como melhorar a qualidade de vida em diferentes áreas.

Leia também

“O improviso gera desperdício”: Saiba como produtividade pode virar cultura em empresas

Oftalmologista explica como utilizar corretamente lentes de contato