Início » CBN Floripa » Cotidiano

Endividamento em Florianópolis cai, mas ainda afeta sete em cada dez famílias

Segundo os dados do IBGE, em 2022 o endividamento em Florianópolis era de 67%
02/12/2024 - 17:05
Endividamento em Florianópolis cai, mas ainda afeta sete em cada dez famílias
Endividamento em Florianópolis cai, mas ainda afeta sete em cada dez famílias (foto: banco de dados, reprodução)

A capital catarinense registrou uma redução no número de famílias endividadas em 2024, mas o cenário ainda preocupa: sete em cada dez lares seguem nessa condição. Segundo os dados do IBGE, em 2022 o endividamento em Florianópolis era de 67%. No ano seguinte, alcançou 79%, mas em 2024 o índice caiu para 72%.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

As outras duas capitais do Sul do Brasil (Porto Alegre e Curitiba) também tiveram redução no percentual de inadimplência familiar.

O índice de endividamento das capitais brasileiras se manteve intacto nos últimos dois anos, com 78% de lares endividados. O número absoluto de famílias convivendo com contas atrasadas nessas cidades subiu 12,8% no mesmo período, passando de 11,2 milhões de lares nessa situação, em 2022, para 12,7 milhões em 2024. Os dados fazem parte de um estudo produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base em relatórios do IBGE, da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e da própria entidade. 

Isso significa que 1,4 milhão das famílias nas capitais brasileiras passaram a ter dívidas ativas nesse intervalo, como fatura do cartão de crédito, boletos do varejo ou financiamentos de carros e imóveis. 

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Leia mais

Casal é preso após fuga e troca de tiros com a polícia em Florianópolis

Veja os prazos para pagar IPTU com desconto em Florianópolis

Parte de restaurante tradicional da Lagoa da Conceição será demolida após decisão judicial

Destaques CBN