Início » CBN Joinville » Cotidiano

Eleita prefeita de Lages, Carmem Zanotto tem foco em saúde e educação; ouça

Ex-secretaria de saúde de SC quer revitalizar o município
11/10/2024 - 14:59
Carmem foi vereadora, deputada e secretária de saúde em SC. Agora, ela é a primeira mulher a governar Lages, na Serra catarinense (FOTO: Will Shutter/Câmara dos Deputados)
Eleita prefeita de Lages, Carmem Zanotto tem foco em saúde e educação; ouça
00:00 / 00:00
11/10/2024
forward 10 Play forward 10

A deputada federal e ex-secretária de Saúde, Carmen Zanotto, foi eleita prefeita de Lages, a maior cidade da serra catarinense, com 58,47% dos votos no último domingo. Em entrevista à Rádio CBN Joinville, Zanotto destacou os principais desafios que enfrentará ao assumir o cargo, com foco em saúde, educação e infraestrutura.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

Zanotto ressaltou que Lages enfrenta indicadores preocupantes, como a dependência de 40% da população de benefícios públicos. Ela pretende melhorar o acesso das crianças a creches e garantir a presença de professores na sala de aula já no início do ano letivo. — Hoje, a substituição de professores é muito difícil — afirma.

Na área da saúde, a prefeita eleita enfatizou a necessidade de reforçar a vacinação nas unidades básicas de saúde. Atualmente, apenas quatro profissionais atendem 26 unidades na cidade. Ela também mencionou a importância de preparar Lages para os casos de dengue, que devem aumentar em novembro.

Quanto à infraestrutura, Zanotto planeja uma operação de tapa-buracos e melhorias na pavimentação e limpeza urbana. — As ruas estão intransitáveis — comenta, destacando a urgência dessas ações para o início do ano letivo.

Um dos grandes desafios financeiros será lidar com o déficit previdenciário municipal, que consome R$ 4 milhões mensais. Contudo, Zanotto acredita que algumas ações prioritárias já estão previstas no orçamento de 2025, o que permitirá iniciar as melhorias sem custos adicionais significativos.

Zanotto atribui sua decisão de concorrer à prefeitura a uma demanda da população local, que enfrentou anos difíceis devido a problemas legais envolvendo gestões anteriores. Ela vê o cargo como uma oportunidade de revitalizar Lages, atraindo novas empresas e gerando empregos e renda.

Leia mais

Prefeito de São Bento do Sul é reeleito e foca em educação e infraestrutura; ouça

Joinville enfrenta Chapecoense com mudanças táticas e forçadas

Final de semana em Joinville tem exibição de carros, atrações e apresentações musicais

Destaques CBN