Início » CBN Joinville » Cotidiano

Dono da “Orquídea da Camiseta” da Festa das Flores revela os segredos para criar um exemplar perfeito

84ª edição da Festa das Flores ocorre de 12 a 17 de novembro em Joinville
24/10/2024 - 19:12
Ingomar foi campeão do concurso de orquídeas em 2017 (Foto: Divulgação)
Dono da “Orquídea da Camiseta” da Festa das Flores revela os segredos para criar um exemplar perfeito
00:00 / 00:00
24/10/2024
forward 10 Play forward 10

Uma das principais atrações da Festa das Flores é o tradicional “Concurso de Orquídeas”. Produtores de diversos locais do Brasil se preparam ao longo de um ano para cultivar a espécie que deve florescer no momento certo para a disputa do título de campeã. Ingomar Gieseler já teve o privilégio de cultivar a flor vencedora, em 2017. E, já há alguns anos, a flor que estampa a camiseta da festa foi cultivada por ele.

A 84ª Festa das Flores ocorre em Joinville entre 12 e 17 de novembro, na Expoville. No primeiro dia do evento, como de tradição, serão conhecidas as flores campeãs da edição em diversas categorias. Ingomar revela alguns dos segredos para levar a estatueta da vitória para casa.

Veja fotos das orquídeas de Ingomar:

Ele possui uma ligação com as plantas que começou desde a infância. Ingomar herdou de sua mãe a primeira orquídea, uma planta que até hoje participa do evento, embora não seja campeã.

O cuidado com as orquídeas é um processo contínuo, que exige atenção durante todo o ano. As orquídeas desenvolvem novos bulbos anualmente, e é crucial proteger as plantas de fungos e insetos.

— O grande problema é você tomar cuidado com fungos, com os próprios insetos que atacam. Tem insetos que atacam e destroem a planta, então se você deixar ele instalado na planta, vai destruí-la e ela vai acabar morrendo. Então tem todo esse cuidado durante o ano, pra gente chegar no final do ano com uma planta bonita, saudável, pra poder florescer. Então, terminou a festa, você leva ela para casa e já começa a cuidar para que ela consiga se devolver bem para o próximo ano — explica Gieseler.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo canal do WhatsApp

Participante do concurso há 15 anos, algumas orquídeas de Ingomar se tornaram símbolo do evento. Uma de suas orquídeas, conhecida como “Orquídea da Camiseta”, tornou-se marca do festival. Comprada em Florianópolis e melhorada geneticamente, essa planta foi destaque em 2015 e agora estampa as camisas do evento.

Ingomar cultiva suas orquídeas em uma estufa montada em sua própria casa, onde controla iluminação e realiza os controles necessários. Para ele, o segredo do sucesso está na adubação correta e no ambiente de manejo adequado.

— Nem todo mundo tem a felicidade de ter um local apropriado. Aqui em Joinville a gente precisa, para ter plantas boas, cobrir elas com uma lona plástica, porque quando dá período de chuva é muita chuva e acaba prejudicando o desenvolvimento da planta. Como elas estão cobertas, eu que vou dar água para elas, então eu tenho que controlar essa questão de água e tem que saber dosar. E a outra questão, acho que é muito importante, é a adubação. O adubo é o alimento da planta. Então, se você não adubar, se tiver uma planta desnutrida, será que a flor vai dar exuberante? — questiona.

Com a orquídea que ganhou o concurso em 2017, Ingomar venceu outra competição três anos depois. O expositor explica que, para ter bons resultados, tem que entender as necessidades da planta para que ela permaneça bonita até as apresentações.

— Às vezes você tem que mudar ela de vaso. Quando você muda de vaso, você está mexendo com todo o ciclo dela e ela tem que começar a enraizar novamente. Então, naquele período pós você ter mexido na planta, ela vai levar um tempo poder florescer com todo vigor — conta.

84ª Festa das Flores

Durante a programação do evento, além do concurso das orquídeas, outras atratividades também são realizadas. O “Concurso de Jardins”, “Mercado de Plantas” e as “Oficinas de Cultivo” são alguns dos destaques da edição.

Conforme Gieseler, as expectativas para este ano são grandes.

— A gente espera realmente que a planta floresça como ela nunca floresceu. Esperamos todos os joinvilenses e também o pessoal da região pra nos fazer uma visita na Festa das Flores. Vamos estar lá para receber todos — convida.

Veja fotos do evento:

Entre as 4,5 mil plantas expostas, as melhores representantes são selecionadas em 22 diferentes categorias. Os ingressos para a festividade estão sendo comercializados por R$ 15. Idosos e estudantes pagam meia entrada. Crianças de até cinco anos têm entrada gratuita.

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Festa das Flores.

Leia também

Arquiteto revela detalhes do projeto paisagístico da 84ª Festa das Flores de Joinville

Mercado do novo “Shopping da Zona Sul” faz mutirão com vagas de emprego em Joinville

Joinville Vôlei estreia com derrota na Superliga

Destaques CBN